Balanço
Carnaval reuniu cerca de 750 mil pessoas pelo DF
Pelo menos 746 mil pessoas foram às ruas do Distrito Federal neste ano para curtir os 229 eventos de carnaval cadastrados pelo Secretaria de Cultura. O número refere-se aos dias da festa oficial e ao período de pré-folia. Quanto à segurança pública, o governo registrou, de sábado (10) até as 6 horas desta quarta-feira (14), 437 ocorrências, contra 562 no mesmo período do ano passado.
Os dados constam do balanço apresentado hoje pelo governo, no Palácio do Buriti. Para o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Barbosa Sampaio, a festa foi uma das mais tranquilas que a cidade já teve.
Não foi registrado homicídio ligado à festividade. Além disso, caíram os números de roubo (de 141 para 51), de tentativa de homicídio (de 2 para 1) e de tentativa de latrocínio (de 5 para 1). Sampaio destaca que registros referentes ao carnaval ainda podem ser feitos, e os números podem ter alteração.
Por outro lado, o balanço mostrou que aumentaram números como dano ao bem público (de 2 para 10) e de desacato (de 4 para 14). Os dias com mais ocorrências foram sábado (10) e segunda (12), como no ano passado.
Eventos cadastrados ocorreram em 16 regiões administrativas – Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, além da segurança nos blocos, a folia também foi marcada pela diversidade.
Dezesseis regiões administrativas receberam eventos cadastrados, com repertório que, segundo ele, foi do rock ao chorinho. “A festa expressa a realidade no DF, de diversidade cultural muito grande.”
De acordo com Reis, o carnaval foi preparado para um público maior do que o recebido. Foram 51 palcos montados, 1.070 lixeiras espalhadas pela cidade e 4.601 banheiros químicos.
O esforço conjunto de diversos órgãos do governo de Brasília para que o carnaval ocorresse com segurança e organização envolveu pelo menos 9.850 servidores. Além disso, 3.501 empregos diretos foram criados graças à contratação por pregão do governo.
Carnaval no DF não teve registro de morte no trânsito – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não registrou mortes nas vias durante o feriado prolongado deste ano. Com o efetivo de 450 agentes de trânsito e 60 viaturas, a autarquia fez 1.549 autuações, contra 1.186 no ano passado.
Já a Polícia Militar teve efetivo de 5,5 mil homens, que apreenderam duas armas de fogo e 64 armas brancas. Quarenta e oito pessoas foram presas por estarem foragidas da Justiça ou por algum tipo de flagrante.
O Corpo de Bombeiros não registrou atendimentos graves. Foram 113 pessoas atendidas, número considerado baixo, segundo o comandante-geral, coronel Luiz Cláudio Barbosa e Castro. Ele explicou que os organizadores dos eventos contavam com brigadas de socorro particulares.
Já a Polícia Civil instaurou 28 inquéritos policiais, 50 termos circunstanciados e 35 procedimentos de apuração de ato infracional.
Balanço do SLU e da Agefis – O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que recolheu 117,5 toneladas de lixo durante o carnaval, e a Agência de Fiscalização (Agefis) também apresentaram balanço.
A agência estava com 293 servidores e trabalhou em duas frentes: uma para fiscalizar se os foliões estavam jogando lixo no chão e outra para checar se os blocos e ambulantes estavam de acordo com a legislação.
A Secretaria Adjunta de Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, concluirá até o fim do mês a pesquisa aplicada para avaliar a experiência dos turistas na capital durante esta época.
Vandalismo nos trens do metrô no carnaval – Também na tarde desta quarta (14), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) divulgou informações sobre atos de vandalismo em trens da empresa.
Apesar do reforço do policiamento nas estações, problemas desse tipo foram registrados nos quatro dias de carnaval, com danos ao patrimônio público e consequentes interrupções da operação.
De sábado (10) a terça (13), das 973 viagens feitas, 2% tiveram de ser paralisadas por atos como estragos em portas e invasões das vias.
No total, foram danificados 21 extintores, 48 janelas, 25 portas, 118 capas de botão de emergência e cinco luminárias. Três veículos também foram alvo de pichações. Por causa do alto número de ocorrências, cinco trens tiveram de ser retirados de circulação.
“O Metrô está sempre disposto a contribuir para o sucesso das festas populares, mas os usuários têm de entender que o serviço público de transporte é um direito social, custeado por todo cidadão, devendo ser respeitado e preservado”, alertou o diretor de Operação e Manutenção da empresa, Carlos Alexandre da Cunha.
Os prejuízos financeiros causados pelos atos de vandalismo serão levantados. O Metrô-DF pretende cobrar na Justiça ressarcimento por parte dos autores que forem identificados pelos órgãos de segurança.
Atualizado em 15/02/2018 – 11:28.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50