SLU divulga balanço inédito sobre gestão de resíduos sólidos
Em 2014, os custos relacionados a limpeza urbana (como varrição e coleta de lixo solto) e ao manejo de resíduos sólidos (a exemplo das coletas domiciliar e seletiva, do transporte, do tratamento e da disposição final dos resíduos coletados) representaram R$ 443.347.285, o que corresponde a uma média de R$ 154 por habitante, ao ano. 74% desse valor esteve associado a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, 23% a pessoal, 2% a manutenção e 1% a obras. Os dados são do Relatório do Diagnóstico de Resíduos Sólidos, produzido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que traz um levantamento do ano passado.
De acordo com a diretora da autarquia, Kátia Campos, o balanço é algo inédito na instituição. “O documento informa e dá transparência aos números. Ele pode servir como instrumento de mobilização, porque, na análise, se percebe onde estão os gargalos e em que áreas devem haver mudanças. Temos que reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços”, destaca. De agora em diante, segundo ela, os relatórios serão trimestrais, a fim de facilitar as decisões.
Dados sobre coletas
No último ano, houve a coleta convencional de 844.186 toneladas de resíduos sólidos, ao custo de R$ 65.043.818 — média de R$ 77 por tonelada coletada e transportada. Já o custo da coleta seletiva de 50.182 toneladas foi de R$ 10.241.076 — valor médio (área urbana e rural) de R$ 204 por tonelada. Cerca de 6% dos resíduos gerados no DF foram coletados seletivamente, dos quais 2% encaminhados para reciclagem.
Na coleta convencional dos resíduos sólidos, o maior percentual de coleta (53%) ocorreu em regiões como Itapoã, Paranoá e Núcleo Bandeirante. O total do território abrangido representa 47% da população do DF. Na coleta seletiva dos resíduos sólidos secos, observou-se o maior percentual (43%) em regiões que, juntas, equivalem a 15% da população. Entre elas estão Guará, Cruzeiro e Setor de Indústria e Abastecimento.
Outro dado relevante diz respeito à varrição manual de vias e logradouros públicos, que totalizou, no último ano, 1.324.176 quilômetros, sendo julho o mês com o maior valor: 122.281 quilômetros.
As despesas com luz, água e telefone totalizaram R$ 396.049: 34% relacionadas à Companhia Energética de Brasília (CEB), 32% à telefonia fixa, 31% à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e 3% à telefonia móvel. Os gastos com aluguel e condomínio foram de R$ 1.476.659.
Lixão do Jóquei
De acordo com o relatório, em 2014, o Lixão do Jóquei recebeu 100% do lixo coletado no DF, o que significou aproximadamente 2.500 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos (recolhidos em casas e comércios) e entre 6 e 8 mil toneladas por dia de resíduos da construção civil, exceto os resíduos dos serviços de saúde, eletroeletrônicos e pneus. O espaço, entre o Parque Nacional de Brasília e a Cidade Estrutural, tem sido usado desde a década de 1960 para a disposição final de resíduos no solo. Várias organizações de catadores — com diferentes quantidades de integrantes — atuam no local.
Em 6 de abril, por meio do Decreto nº 36.437, de 2 de abril de 2015, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, foi instituído um grupo de trabalho com a finalidade de elaborar e de executar plano de intervenção no Lixão do Jóquei, para encerrar as atividades irregulares praticadas no local. Formado por órgãos e entidades do DF, o grupo reuniu-se pela primeira vez em 14 de abril, no Palácio do Buriti, sob coordenação do governador Rodrigo Rollemberg.
Até 5 de junho, deverá ser apresentado um plano de intervenção e o cronograma de execução, indicando os respectivos responsáveis pelas atividades a serem desenvolvidas no Lixão do Jóquei. A coordenação dos trabalhos compete ao SLU, com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Inclusão social de catadores
Em 8 de abril, a publicação do Decreto nº 36.440 alterou os artigos 2º e 4º do Decreto nº 34.329, de 30 de abril de 2013, que institui o Comitê Gestor Intersetorial para a inclusão social e econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis do Distrito Federal. Com a mudança, a coordenação do comitê será exercida pela Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, e o grupo, composto por representantes do SLU e das Secretarias de Relações Institucionais e Sociais; do Trabalho e do Empreendedorismo; de Desenvolvimento Humano e Social; do Meio Ambiente; de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e de Políticas para as Crianças, Adolescentes e Juventude.
Atualizado em 23/04/2015 – 08:30.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
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