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Escola de Atitude

Alunos da rede pública se mobilizam para melhorar ambiente escolar

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Cibele Moreira

Ações do 1º Prêmio Escola de Atitude têm estimulado estudantes da rede pública à participação cidadã. Após identificar os problemas dentro do ambiente escolar, alunos se preparam para o desafio de solucioná-los e deixar o espaço onde estudam mais agradável.

A iniciativa integra o projeto Controladoria na Escola, da Controladoria-Geral do DF. Por uma semana, cerca de 4 mil alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do médio fiscalizaram salas de aula, biblioteca, merenda, secretaria, quadras e demais áreas de 104 unidades participantes.

Os espaços interno e externo das escolas foram avaliados por meio do aplicativo Monitorando a Cidade. Os problemas detectados agora serão trabalhados junto à comunidade escolar para melhor solucioná-los. As dez melhores ideias serão recompensadas pelo Prêmio Escola de Atitude.

No Centro Educacional 310 de Santa Maria, o projeto foca na valorização do patrimônio público. “A gente entrou para trazer melhorias para a escola. Passamos a maior parte do dia aqui, e é importante ter um local arrumado, com acessibilidade e que seja bem visto por todos”, conta Maria Eduarda, aluna do 1º ano do ensino médio.

É a seguinte a premiação para os dez primeiros colocados:

  • 1º lugar — 50 mil para a escola mais 3 bolsas para professores
  • 2º lugar — 30 mil para a escola mais 3 bolsas para professores
  • 3º lugar — 20 mil para a escola mais 3 bolsas para professores
  • 4º lugar — 10 mil para a escola mais 3 bolsas para professores
  • Do 5º ao 10º lugar — 5 mil para a escola mais 3 bolsas para professores

Professora de português e coordenadora do projeto, Margareth de Brito Alves destaca que a conscientização dos alunos do centro já era trabalhada em sala de aula antes mesmo do prêmio. “Queremos despertar um olhar de valorização pelo espaço da escola”, sustenta.

Um painel com mensagens positivas em relação à escola foi afixado na entrada. O intuito é que os alunos criem um laço afetivo com o lugar onde estudam. Além do mural, os estudantes recolhem materiais para reciclagem para arrecadar verba destinada a manutenções pontuais.

De acordo com a professora, o trabalho com os alunos relacionado à conscientização ambiental será mantido para além do projeto da controladoria. “O mais importante é a mudança de atitude. Para eles [estudantes] tem um significado muito maior, pois vêem na prática o que é passado na sala de aula.”

“A reciclagem faz parte do nosso cotidiano. A produção do lixo só está aumentando. Precisamos fazer algo e ter consciência com o que é produzido e o que pode ser reaproveitado”, explica a aluna Maria Eduarda.

Ela quer repassar todo o conhecimento e experiência com o projeto aos novos alunos no ano que vem. “Se nós cuidamos da nossa escola, estamos pensando no nosso futuro”, finaliza.

Segundo a professora de geografia Vânia Lúcia Souza, o colégio está tendo outro movimento com o projeto. “Os alunos querem deixar suas histórias e, com pequenas ações, transformá-las em algo grande”, expõe.

Como funciona o Prêmio Escola de Atitude

As atividades estão divididas em etapas. No primeiro momento, os professores das instituições inscritas foram capacitados para a orientação dos alunos nas ações do projeto.

Para avaliar o estado em que se encontra cada unidade de ensino, estudantes responderam a questionários de avaliação das estruturas, das aulas e dos ambientes próximo aos colégios. Com os problemas apontados, cada escola vai preparar um desafio a ser executado pelos alunos, de modo a mudar algum aspecto da realidade escolar.

Na terça-feira (31), os 4 mil participantes do projeto se encontrarão para falar da experiência que tiveram com a auditoria cívica. O evento será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em dois horários — às 9 e às 14 horas. Na ocasião, será apresentada a peça O auto da barca da cidadania.

A última etapa consiste em uma prova especial, que será divulgada em novembro, às vésperas da execução da tarefa pelas equipes. A soma da pontuação das atividades vai definir as escolas vencedoras do projeto, que serão conhecidas em dezembro.

De acordo com o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, a motivação de criar o prêmio é a de desenvolver ainda mais o espírito cidadão nos estudantes. “Partimos de dez escolas em 2016 e alcançamos mais de cem neste ano. Os grupos que mostrarem mais entendimento sobre a proposta merecem esse incentivo”, confirma.

No total, R$ 140 mil serão distribuídos entre as dez primeiras classificadas. O valor deve ser investido na unidade de ensino. Além disso, três professores orientadores de cada escola vencedora receberão bolsas de pós-graduação, oferecidas pelo Fundo Pró-Gestão, da Escola de Governo do DF.

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Médicos, enfermeiros e psicólogos

Novo processo seletivo do IGESDF tem salários entre R$ 3.365,00 e R$ 15.292,32

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Processo seletivo IGESDF Técnico Enfermagem
Foto/Imagem: Davidyson Damasceno/IGESDF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) abriu processo seletivo para médicos com especialidades em cirurgia vascular e intensivista pediátrico, enfermeiros e psicólogos. Com carga horária de 12 horas a 36 horas semanais, a remuneração varia entre R$ 3.365,00 e R$ 15.292,32. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de janeiro pelo site oficial do Instituto.

Além do salário atrativo, os profissionais selecionados terão direito a benefícios como auxílio-transporte, abono semestral, folga de aniversário e acesso a um clube de vantagens com descontos em estabelecimentos parceiros. Para se inscrever, os interessados devem ter o diploma do curso, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para a vaga de médico cirurgião vascular, os requisitos incluem: diploma de medicina reconhecido pelo MEC ou declaração de conclusão de curso de até seis meses; residência médica com RQE ou título de especialista em cirurgia vascular emitido pela AMB/Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular; experiência mínima de 6 meses como cirurgião vascular; e registro ativo no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF).

É desejável, ainda, que o candidato tenha residência ou título de especialista em angiorradiologia e cirurgia endovascular; experiência em manejo de doenças arteriais obstrutivas periféricas, incluindo tratamento clínico, cirúrgico, intervencionista e amputações. Para mais informações e detalhes sobre o processo seletivo, acesse o site oficial do IgesDF e consulte o edital n.º 004/2025.

Para a vaga de enfermeiro, os requisitos incluem: diploma do curso de enfermagem, reconhecido pelo MEC ou declaração de conclusão de curso de até seis meses; experiência como enfermeiro em unidade de internação; e registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem (Coren/DF).

É desejável, ainda, que o candidato tenha conhecimento em sistema de gestão e prontuário eletrônico, como MV ou Trackcare, entre outros. Para mais informações e detalhes sobre o processo seletivo, acesse o site oficial do IgesDF e consulte o edital n.º 005/2025.

Para a vaga de psicólogo hospitalar, os requisitos incluem: diploma do curso superior completo em psicologia reconhecido pelo MEC ou declaração de conclusão de curso de até seis meses; residência multiprofissional, mestrado ou pós-graduação na área de psicologia da saúde ou hospitalar comprovados por meio de certificado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC; experiência mínima de seis meses como psicólogo na área hospitalar; e registro ativo no Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-DF).

É desejável, ainda, que o candidato tenha conhecimento básico do sistema MV PEP; conhecimento na aplicação de testes de rastreio psicológico (HSDS, Mini Mental, CAM) e conhecimento em pacote Office nível básico. Para mais informações e detalhes sobre o processo seletivo, acesse o site oficial do IgesDF e consulte o edital n.º 006/2025.

Para a vaga de médico intensivista pediátrico, os requisitos incluem: diploma de medicina reconhecido pelo MEC ou declaração de conclusão de curso de até seis meses; residência médica com RQE ou título de especialista em medicina intervencionista pediátrica em UTI Pediátrica emitido pela AMIB/AMB; experiência mínima de seis meses como médico intensivista pediátrico;e registro ativo no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF).

É desejável que o candidato tenha conhecimento em Sistema de Gestão e prontuário eletrônico, como MV ou Trackcare, entre outros. Para mais informações e detalhes sobre o processo seletivo, acesse o site oficial do IgesDF e consulte o edital n.º 006/2025.

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Meio ambiente

Drenar DF devolverá água captada para a natureza com segurança e qualidade

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Drenar DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Drenar DF, maior programa de captação e escoamento de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), vai mudar a forma como a água da chuva é tratada em Brasília. O projeto, que tem como objetivo solucionar os problemas de enchentes e alagamentos na região da Asa Norte, vai além da simples captação da chuva. Um dos diferenciais da iniciativa é a devolução da água coletada à natureza.

Para que o retorno ocorra de maneira sustentável, a bacia de detenção localizada na ponta no Drenar DF, próxima ao Lago Paranoá, será responsável por reter resíduos sólidos, promovendo uma barreira importante contra a poluição. Além disso, o tanque vai contribuir para a redução do assoreamento, mantendo o equilíbrio ambiental do lago.

“O Drenar DF vai beneficiar a população e o meio ambiente. O retorno da água da chuva para a natureza ajuda a promover um ciclo mais equilibrado do uso da água na capital”, explica o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Hamilton Lourenço Filho.

A estrutura do reservatório também vai ajudar a manter a qualidade e a balneabilidade do Lago Paranoá, hoje considerada adequada em 95% de sua extensão. “O sistema vai captar todo o lixo e sujeira, que ficarão retidos na bacia para recolhimento posterior. Assim, a água que chega ao lago estará mais limpa”, detalha Lourenço Filho.

A bacia de detenção ocupa um terreno de 37 mil m² localizado no Parque Urbano Internacional da Paz, no Setor de Embaixadas Norte. Com capacidade para até 96 mil m³ de água e volume útil de 70 mil m³, o reservatório terá dissipadores na entrada e vertedores na saída. A água chegará por um túnel com diâmetro de 3,60 metros, enquanto a galeria que devolverá a água para a natureza tem 2,60 metros de diâmetro. A vazão de chegada na bacia será de 42,72 m³/s, e a de saída, 10,37 m³/s.

Fim de alagamentos

Com um investimento de R$ 180 milhões, o Drenar DF foi dividido em cinco lotes e é executado pela Terracap. A rede de tubulação começa na altura da Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha) e vai até o Lago Paranoá, seguindo em paralelo às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, e chegando à L4 Norte.

Concluída a primeira etapa do programa, que abrange as primeiras quadras da Asa Norte, a Terracap vai executar a segunda fase do projeto, que compreende as quadras 4 e 5 até as quadras 14 da Asa Norte. O material está em aprovação na Novacap e aguarda recursos. Um terceiro projeto está em estudo para atender as quadras de finais 15 e 16.

Além do projeto de captação de águas pluviais, o Drenar prevê a criação do Parque Urbano Internacional da Paz. Com 5 mil m² de área livre, o espaço contará com esculturas e 249 árvores e arbustos, entre espécies frutíferas e para sombreamento.

O projeto, desenvolvido pela Terracap em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF), de acordo com exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ainda inclui uma ciclovia de 1,1 km de extensão contornando o parque.

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