Curta nossa página

Plano de Logística Sustentável

TJDFT doou 148 toneladas de materiais para reciclagem em 2016

Publicado

Foto/Imagem:


Em 2016, o TJDFT doou 148,3 toneladas de materiais para cooperativas de reciclagem parceiras do Tribunal, sendo que 147,1 toneladas foram referentes a papel, o equivalente a 58.850 resmas. A coleta seletiva é uma ação continuada do Tribunal desde 2009 e está entre os itens monitorados pelo Plano de Logística Sustentável – PLS da Casa, em atendimento à Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Além da preservação do meio ambiente, a coleta seletiva tem o caráter de inclusão social e produtiva dos catadores, conforme dispõe o Decreto Federal Nº 5940/2006.

No ano passado, a coleta de papel usado, por exemplo, teve um aumento de 36%. Os resíduos recicláveis doados pelo TJDFT são destinados à inclusão produtiva dos catadores de resíduos da Central de Cooperativas, por meio de Termo de Parceria. Outras parcerias foram firmadas pelo Tribunal, sem custos, para destinação de pilhas usadas (SLU e atualmente Abine), óleos de cozinha (Projeto Biguá – CAESB) e resíduos de material eletroeletrônico.

Os resíduos de material eletroeletrônico são destinados, por meio de Termo de Parceria, à Estação Metarreciclagem, que realiza cursos de tecnologia inclusiva para menores carentes. A empresa faz a destruição e a coleta de CDs piratas sob a guarda da Central de Objetos de Crime. O material é posteriormente destinado à reciclagem.

No âmbito da coleta seletiva dos resíduos perigosos, o TJDFT assume a responsabilidade compartilhada sobre o ciclo de vida dos produtos, e contrata empresas especializadas em descontaminação e destinação ambientalmente corretas. É o caso dos contratos de coleta de resíduo de saúde e odontológico e de lâmpadas usadas ou quebradas. Os resíduos das atividades de transporte, como pneus e baterias usados, tem a coleta incluída na logística reversa, conforme acordo setorial existente com os fabricantes, sem custos extras ao Tribunal.

Em 2015, o TJDFT implantou uma Central de Resíduos, cercada e protegida da contaminação pela chuva e por vetores e em local adequado à coleta pelas cooperativas e pelo SLU. O novo espaço conta ainda com área de acesso restrito e mais segura para resíduos de obras e para a central de gás. No local, os resíduos recicláveis (papel, plásticos, metais e outros) ficam separados dos resíduos que oferecem risco químico ou infectantes.

Esses e outros dados de economia de gastos públicos e de redução dos consumos de água, energia, contratos de terceirizados, telefonia, papel, entre outros, podem ser conferidos no  Relatório de desempenho do Plano de Logística Sustentável – PLS – Ano 2016, disponível na página Transparência do site do TJDFT.

Coleta Seletiva

Em 2010, o TJDFT implantou a coleta seletiva em seus prédios. A separação correta na origem e o armazenamento temporário seguro fazem parte das orientações do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos, feito pelo Tribunal em 2012, logo após a publicação da Lei 12.305/2010, que implantou a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Os resíduos são separados, conforme normas do CONAMA e da ANVISA, pelo grau de periculosidade e contaminação (lâmpadas e resíduos de saúde), em áreas cobertas e fechadas. Os resíduos recicláveis têm espaço próprio e são destinados às cooperativas parceiras do TJDFT, visando à inclusão produtiva e social de cerca de três mil famílias.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

3.844 bilhetes premiados

Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
indicação créditos Nota Legal 2024
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

Ainda restam 3.844 bilhetes premiados do segundo sorteio de 2024 do Nota Legal cujos contribuintes contemplados não indicaram suas contas bancárias para o recebimento dos prêmios. O valor total a ser resgatado é de R$ 431,2 mil, segundo dados da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF).

A maior quantidade de bilhetes pendentes é de moradores do Plano Piloto, com 770 prêmios, que somam mais de R$ 85,3 mil. Em seguida, está Taguatinga, com 290 tíquetes premiados, totalizando R$ 34,7 mil. Já o Sudoeste/Octogonal concentra 209 bilhetes, correspondentes a R$ 33,3 mil. Há ainda 355 cupons sem região administrativa identificada, que acumulam R$ 36,4 mil em prêmios.

“Estamos reforçando o alerta para que as pessoas verifiquem se foram sorteadas e façam a indicação antes do dia 12 de maio, que é o prazo limite para informar a conta bancária”, alerta o secretário de Economia, Ney Ferraz.

Entre os prêmios não resgatados há premiações de até R$ 10 mil. “Identificamos também contribuintes que não resgataram R$ 5 mil, R$ 1 mil, R$ 200 e R$ 100”, detalha a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Seec, Giovanna Botelho.

“O importante é que façam dentro do prazo porque o contribuinte que não fizer a indicação até lá, está abrindo mão do direito ao prêmio”, complementa. O montante é, assim, recolhido ao Tesouro do DF. Giovanna explica que o segundo sorteio foi realizado em 13 de novembro de 2024, e os bilhetes pendentes de indicação pertencem ao 3º e último lote de contemplados.

Para indicar a conta bancária para recebimento dos valores, o contribuinte deve acessar o site do Nota Legal, fazer login na área restrita e preencher os dados solicitados. A Seec-DF também envia e-mails alertando sobre a necessidade da indicação, e informa que a consulta da premiação pode ser feita diretamente no portal do Nota Legal. Mas, fique atento: a Secretaria não utiliza o WhatsApp para esse tipo de comunicação.

Prêmio de R$ 1 milhão

O primeiro sorteio de 2025 do Nota Legal está previsto para 21 de maio. Serão 12.600 tíquetes premiados, que somarão R$ 3,5 milhões em prêmios. Pela primeira vez, o principal será de R$ 1 milhão — anteriormente, o valor era de R$ 500 mil. Para participar deste sorteio, é necessário estar habilitado conforme as regras do programa.

Os bilhetes do primeiro sorteio do ano estarão disponíveis para consulta a partir do dia 7 de maio. Por meio dessa verificação, os contribuintes poderão conferir quais bilhetes foram gerados a partir de suas notas fiscais.

CONTINUAR LENDO

Auxílio mensal de R$ 150

Novos beneficiários do DF Social têm até 27 de abril para abrir conta no BRB

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
DF Social GDF BRB
Foto/Imagem: Divulgação/Sedes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 1.801 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrir conta no Banco de Brasília (BRB) e ter acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o recebimento do próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social (não se trata de uma conta bancária comum) aberta até as 18h do próximo domingo (27).

Aqueles que não fizerem o procedimento no prazo estabelecido terão que aguardar nova rodada de contemplação. ‌A abertura da conta social deve ser feita pelo aplicativo BRB Mobile. Basta seguir o passo a passo neste link.

Para saber se foi contemplado, o cidadão deve fazer a consulta no site GDF Social e confirmar se está entre os beneficiários. No portal, em Consulta DF Social, é necessário informar o CPF e a data de nascimento do responsável familiar, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparece mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista de contemplados.

“Recebemos muitas mensagens de que as pessoas abriram as contas e não receberam o valor, mas ao investigar caso a caso, geralmente a pessoa não foi contemplada ou abriu a conta errada ou fora do prazo. Então, é importante que, antes de tudo, o cidadão verifique se foi contemplado. Depois disso, abra a conta correta e dentro do prazo”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. A abertura de contas dentro de um prazo específico é necessária para que o BRB confeccione o cartão e encaminhe à agência para busca posterior.

O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) que concede R$ 150 mensais destinado às famílias de baixa renda residentes no Distrito Federal. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único, entre outros critérios. A contemplação é feita por meio de seleção automática, cruzando critérios do programa com os cadastros únicos.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense