População deve continuar mobilizada no combate à dengue
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, nessa segunda-feira (13), mostram que a estratégia de combate à dengue tem dado certo. Nas 14 primeiras semanas deste ano, foram confirmados 1.937 casos em moradores do DF, número 43,63% menor que as 3.436 ocorrências registradas no mesmo período de 2014. Porém, é importante que a sociedade permaneça focada no combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
De acordo com informativos epidemiológicos da secretaria, nos últimos anos, o pico de transmissão da doença tem ocorrido em abril e maio, meses em que a diminuição das chuvas e o aumento de temperatura criam condições ideais para a proliferação do mosquito. Nessas circunstâncias, o ciclo de desenvolvimento das larvas, em média de sete a dez dias, cai para apenas uma semana. Diante desse quadro, é indispensável manter mobilizados os serviços públicos de saúde e a população.
O governador Rodrigo Rollemberg acredita que o empenho do governo e a participação popular são essenciais para derrubar os índices da doença: “Com a ajuda da população brasiliense conseguiremos, nos próximos anos, reduzir a quase zero a incidência dessa doença. A informação e a mobilização das igrejas, dos meios de comunicação, das escolas, enfim, da sociedade de uma forma geral, vão contribuir para reduzir de forma significativa a dengue.”
Ailton Domicio da Silva, técnico da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, da Secretaria de Saúde, explica que, em períodos de chuvas fortes e constantes, a água lava os criadouros e minimiza o desenvolvimento das larvas. No entanto, alerta: “A dengue é transmissível durante todo o ano, mas o número de casos aumenta nos meses de abril e de maio, quando é preciso redobrar os cuidados com a prevenção.”
Prevenção
Desde fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde tem intensificado ações para eliminar larvas e focos do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. Uma das iniciativas adotadas é a Semana de Prevenção, que será realizada até junho, na terceira semana de cada mês. Em abril, as ações ocorrem em Ceilândia, na Asa Norte e em Sobradinho. Neste ano, a erradicação de criadouros do mosquito ganhou o reforço de 50 militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF e cem do Exército brasileiro.
Também entraram em ação equipes de 15 grupos executivos intersetoriais de prevenção da dengue, que reúnem servidores do Serviço de Limpeza Urbana, das coordenações regionais de ensino, das administrações regionais e da Agência de Fiscalização do DF. O esforço para mobilizar a comunidade, com inspeção de imóveis, orientações e retirada de lixo em áreas com grande volume de objetos que não têm mais utilidade, concentra-se nos locais onde há maior incidência da doença.
Em outra frente de ataque aos criadouros do Aedes aegypti, as administrações regionais têm realizado uma ação batizada de Dia D. A última ocorreu em Samambaia, em 8 de abril. A iniciativa consiste em somar o trabalho dos servidores públicos à colaboração voluntária da comunidade, para não dar trégua ao mosquito transmissor da dengue.
Veja dicas de como se prevenir contra a dengue e a febre chikungunya:
Segunda-feira, 30 de dezembro
Semana começa com 278 oportunidades de emprego no Distrito Federal
As agências do trabalhador do DF estão com 278 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (30). O maior salário é de R$ 4.854,64, encontrado em uma vaga para supervisor de manutenção eletromecânica industrial, comercial e predial no Lago Sul. Há exigência de experiência e ensino médio completo.
Destaque também para as remunerações ofertadas em uma vaga para motofretista (R$ 2.600) no Guará, duas para marceneiro (R$ 2.300) no Gama, duas para bombeiro hidráulico (R$ 2.080) em Samambaia Sul, três para técnico de rede (R$ 2.080,89) na Zona Industrial, 20 para padeiro (R$ 2.079) em Ceilândia, em duas para cozinheiro geral (R$ 2.000) em Taguatinga, e duas para recepcionista (R$ 2.000) no Núcleo Bandeirante.
Todas as chances contam com benefícios, além da remuneração. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo Sine Fácil ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das vagas do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo aplicativo do Sine Fácil. Também é possível solicitar atendimento pelo e-mail [email protected]. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF).
Agilidade e eficiência
Na Hora registrou mais de 2,6 milhões de atendimentos à população em 2024
Mais agilidade e eficiência na prestação de atendimentos públicos à população do Distrito Federal. Esta é a marca celebrada em 2024 pelo Na Hora, órgão gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), que realizou 2.628.293 atendimentos de janeiro a dezembro – sendo, em média, 7.200 por dia.
O número representa um acréscimo de 250 mil atendimentos em relação ao mesmo período de 2023 (+10,5%). A maioria dos serviços foram disponibilizados presencialmente nas oito unidades do órgão, com o tempo médio de espera de 8 minutos e 59 segundos – ante 9 minutos e 05 segundos do ano passado. Além disso, o índice de satisfação identificado nos terminais de avaliação manteve-se acima de 99%.
As unidades do Na Hora estão localizadas em Ceilândia, na Rodoviária do Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama, no Riacho Fundo, em Sobradinho, em Brazlândia e no Setor Comercial Sul (unidade de perícias). Juntos, os espaços (unidades do NH) contabilizam 2.591.881 atendimentos – 98% do total ocorrido de janeiro a dezembro deste ano.
Outros 36.412 atendimentos foram realizados pela carreta Na Hora Mais Perto do Cidadão, serviço itinerante do órgão que percorreu esse ano mais de 30 regiões administrativas. Também disponível à população para orientações e agendamentos, a Central 156, opção 8, foi responsável em 2024 por 43.660 consultas.
O aposentado Ronildo Leonel, 70 anos, foi um dos usuários do Na Hora este ano que ficou surpreso com a praticidade e agilidade do atendimento. Ele aproveitou que a carreta do órgão estacionou dois dias próximo a sua casa, em Santa Maria, para resolver todas as suas pendências com o Detran. “Puxei todos os documentos e resolvi todas os meus problemas de maneira rápida, acessível e com um ótimo atendimento. Este serviço facilitou muito a minha vida”, comemorou.
Criada em 2021, a unidade móvel do Na Hora conta com 14 guichês de atendimento, um ponto de autoatendimento, porta com elevador de acessibilidade, banheiro e copa para uso dos servidores, uma sala de TI, gerador com autonomia de 6h, ar-condicionado em toda a unidade, além de mobiliários e equipamentos modernos, para atender à população com qualidade e eficiência.
As unidades e carreta do Na Hora reúnem representantes de diversos órgãos públicos, como Caesb, Polícia Civil, Detran, INSS, Neoenergia e Tribunal Regional Eleitoral. Desde a sua criação, inicialmente intitulado como Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, mais de 44 milhões de atendimentos foram realizados.
Atendimento de qualidade e sem fila
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os números de atendimentos do Na Hora em 2024 mostram o empenho e compromisso da pasta com os cidadãos do DF. “Nosso maior desafio não é fazer entregas de políticas públicas, mas sim fazer com que essas políticas cheguem à população. E esses mais de 2,6 milhões de atendimentos confirmam que este trabalho está sendo bem-sucedido”, destacou.
O tempo de espera foi o que mais surpreendeu o estudante Isaías Gomes, 23 anos, que junto a sua avó, Jacira Gomes, 64 anos, procuraram a unidade da rodoviária para tirar a segunda via da sua carteira de identidade e negociar dívidas de contas em atraso com a Neoenergia. “Nos preparamos para passar uma tarde, mas resolvemos todas nossas solicitações em pouco mais de meia hora. Nem fila enfrentamos e ainda saímos satisfeitos por sermos devidamente atendidos. O Na Hora, realmente, facilitou a nossa vida”, exaltou.
Unidades fixas de atendimento do Na Hora
- Rodoviária do Plano Piloto
Plataforma inferior, próximo ao Metrô-DF - Taguatinga
Avenida Comercial, QS 3, Lote 11, lojas 4 a 8 – Pistão Sul/Águas Claras - Ceilândia
Piso superior do Shopping Popular de Ceilândia – QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul - Sobradinho
Quadra 6, Área Especial 8 - Gama
Gama Shopping: AE 1, EQ 55/56, Setor Central - Riacho Fundo
Shopping Riacho Mall – QN 7, AE 1 - Brazlândia
Área 4, Lote 3, Setor Tradicional - Perícia Médica Federal
Setor Comercial Sul, Quadra 4, Ed. Luiz Carlos Botelho – Asa Sul
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