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7.825 selecionados

Matrículas de primeira chamada nos CILs serão de 23 a 27 de janeiro

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O resultado da primeira chamada da seleção para os 15 centros interescolares de línguas (CILs) de Brasília está no site da Secretaria de Educação. Dos 15.841 alunos inscritos, 7.825 foram aprovados para cursar espanhol, francês ou inglês. São estudantes da rede pública a partir do sexto ano e do segundo e do terceiro segmentos de educação de jovens e adultos (EJA).

Agora, os novos alunos precisam fazer a matrícula, de 23 a 27 de janeiro, na secretaria do CIL em que foram contemplados. O funcionamento é das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. Quem não comparecer no prazo perde o direito à vaga. Aqueles que já têm conhecimento da língua a ser estudada poderão fazer teste de nivelamento antes do início das aulas (15 de fevereiro).

Documentação exigida para matrícula no CIL

Para se matricular é necessário levar original e cópia de: carteira de identidade (ou registro nacional de estrangeiros, quando for o caso); certidão de nascimento ou casamento; cadastro de pessoas físicas (CPF); tipagem sanguínea e fator RH; título de eleitor (para maiores de 18 anos); e certificado de reservista, quando for o caso.

Além desses documentos, exigem-se duas fotos 3×4 recentes; comprovante de residência ou trabalho; e declaração escolar atualizada. Para a matrícula de estudantes menores de idade, os pais ou responsáveis legais devem apresentar o registro geral (RG) e o CPF pessoais.

A divulgação da segunda chamada está prevista para 1º de fevereiro, a partir das 18 horas. De acordo com a Secretaria de Educação, também em fevereiro, serão abertas inscrições para as vagas remanescentes para a comunidade.

Matrícula nos CILs

De 23 a 27 de janeiro, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas, na secretaria da unidade em que o aluno foi contemplado.

Divulgação da segunda chamada: 1º de fevereiro (quarta-feira).

Início das aulas: 15 de fevereiro (quarta-feira).

Endereços e contatos dos centros interescolares de línguas

Asa Norte
SHCGN 711, Área Especial s/n
(61) 3901-4359

Asa Sul
SGAS 907/908, Módulo 25/26
(61) 3901-7613 e 3901-7619

Brazlândia
Quadra 2, Área Especial 7
(61) 3901-3671 e 3901-6630

Ceilândia
QNM 13, Área Especial (Ceilândia Sul)
(61) 3373-2923 e 3901-3746

Gama
Setor Central, Praça 2, Entrequadras 16/18 AE
(61) 3901-8111 e 3901-8053

Guará
QE 7, Lote AE
(61) 3901-3697, 3381-6123 e 3901-4436

Núcleo Bandeirante
Setor Tradicional, CEMNB, 3ª Avenida, AE 4, Praça Oficial 4/2
(61) 3386-4079

Paranoá
DF-250, km 3, Região dos Lagos, Sítio Rosas
(61) 3901-7548

Planaltina
Setor Residencial Leste, Quadras 3 e 4, Lote H
(61) 3901-4628

Recanto das Emas
Avenida Monjolo, Quadra 306, Área Especial
(61) 3332-5260

Samambaia
QS 414, Área Especial 1, Centro de Ensino Médio 414
(61) 3901-7736

Santa Maria
CL 114, Conjunto D, 4º Andar, Santa Maria Shopping
(61) 3901-6597

São Sebastião
Setor Tradicional, Rua 1, Número 101, CEF Cerâmica São Paulo
(61) 3901-7702

Sobradinho
Quadra 11, Área Reservada 1
(61) 3901-4099 e 3901-4096

Taguatinga
QSB 2, Área Especial 3/4
(61) 3901-6771 e 3351-1283

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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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Ao Vivo de Brasília
QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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Ao Vivo de Brasília
casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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