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Esquema de segurança

Protesto de domingo (4) na Esplanada terá revistas e maior efetivo policial

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Manifestantes vão passar por diversos pontos de revista para acessarem a Esplanada dos Ministérios, no domingo (4). Dois movimentos — Brasil Livre e Vem pra Rua — têm credenciamento da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social para protesto no local. Eles deverão ocupar apenas o gramado central e não terão acesso à área restrita no entorno do Congresso Nacional. O esquema de segurança e de trânsito para a data foi divulgado pelos órgãos responsáveis na tarde desta sexta-feira (2), na sede da Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança.

Por precaução, a pasta atuará com protocolo e efetivo para atender 25 mil manifestantes no ápice do ato público, embora a previsão dos grupos seja reunir, ao todo, de 15 a 20 mil pessoas. No total, a estimativa é que 1,7 mil servidores trabalhem no domingo, podendo haver reforço caso necessário. Serão 1,5 mil policiais militares, 70 bombeiros, 25 agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e um reforço médio de 50 policiais civis nas delegacias próximo ao local.

O trânsito na região passará por alterações. As Vias S1 e N1 serão fechadas — da altura da Rodoviária do Plano Piloto, após a alça leste, até a L4 — a partir das 7 horas. A abertura e a liberação do trecho ocorrerá duas horas após a dispersão dos grupos. Os movimentos informaram que a concentração será às 9 horas, com término previsto para as 13 horas. Como alternativa para circulação e estacionamento, os que forem de carro poderão usar as Vias S2 e N2, que estarão liberadas.

Nas pistas interditadas — S1 e N1 —, haverá viaturas e serviços do governo local posicionados, como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O Corpo de Bombeiros Militar terá 13 carros no local, e o Detran-DF atuará com 8 veículos, apoio do helicóptero e dois guinchos. A Polícia Civil do DF vai trabalhar com reforços na 5ª Delegacia de Polícia, que atende a região da Esplanada dos Ministérios. Caso a demanda seja alta, a 1ª Delegacia de Polícia (no final da Asa Sul) e o Departamento de Polícia Especializada (no Parque da Cidade) estarão prontos para ser acionados.

Os pontos de revista serão distribuídos em diversos lugares da Esplanada. Parte estará concentrada logo no início, após a Rodoviária do Plano Piloto. Mais adiante, haverá reforço na altura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, com direcionamento dos manifestantes para o gramado central. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, não será permitido que o protesto ocupe as vias. Nas áreas próximas dos ministérios — entre a S2 e a S1 e entre a N2 e a N1 — também estarão espalhados pontos de revista.

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A Praça dos Três Poderes e adjacências não poderão ser acessadas, o que abrange a área do Ministério da Justiça, do Palácio do Itamaraty, o Congresso Nacional desde a Alameda dos Estados, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

“Vamos repetir o que tem sido a tradição de Brasília, manifestações civilizadas e pacíficas, dando exemplo de cidadania e de consolidação da nossa democracia”, avaliou a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar. De acordo com ela, foram 142 atos de cunho político na área central de Brasília em 2016, com registro de distúrbio civil apenas no último, ocorrido na terça-feira (29), quando houve depredação de patrimônio público.

Orientações para os manifestantes

A pasta orienta que os manifestantes portem documentos de identificação, evitem levar celulares e objetos de valor, e, em caso de chuva, prefiram capas em vez de guarda-chuvas. Eles não devem usar máscaras nem estar com objetos cortantes, como garrafas de vidro, fogos de artifícios e madeira. É permitido entrar com mochilas, mas elas serão revistadas. Aos pais que forem com crianças, é aconselhado que usem pulseiras para identificá-las. A secretaria pede ainda que o público comunique aos policiais caso perceba pessoas ou grupos com o intuito de tumultuar o protesto.

Representantes de diferentes órgãos, inclusive do governo federal, vão acompanhar a operação no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, com o auxílio de câmeras de segurança.

Também participaram do anúncio nesta sexta-feira (2) o comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, coronel Alexandre Costa, e o diretor adjunto da Polícia Civil, Cícero Jairo.

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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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