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Bovinos e búfalos

Começa na sexta (28) a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa

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Começa na sexta-feira (28) a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Distrito Federal. A fase, que segue até 30 de novembro, é obrigatória para bovinos e bubalinos de até 24 meses. Desta vez, os produtores rurais terão a opção de comprovar a aplicação da dose pela internet, até 12 de dezembro.

O sistema digital ainda será lançado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Para acessá-lo, o interessado precisa se cadastrar em um dos sete escritórios (lista abaixo) disponíveis para a entrega da declaração. Mas quem preferir poderá entregar a comprovação pessoalmente em uma dessas unidades.

De 1° a 31 de maio, na primeira etapa da campanha, foram vacinados 92.562 animais de todas as idades, o equivalente a 97,5% do rebanho local, estimado em 94.860 cabeças.

Dos imunizados, 40.773 tinham até 24 meses de idade, e devem repetir o processo nesta nova fase. Animais com mais de dois anos são obrigados a tomar a vacina uma vez ao ano e com menos que isso, duas.

Antônio Carlos Gonçalves de Oliveira, de 70 anos, cria em uma propriedade de 330 hectares, na Fercal, 230 cabeças de gado nelore, das quais 90 estão na faixa etária visada pela segunda etapa da campanha.

Em maio, ele vacinou os 200 bovinos que tinha então. Agora repetirá o cuidado com os mais novos. “Isso é muito importante para o Distrito Federal inteiro, e eu nunca deixo passar. Precisamos manter o cenário livre de febre aftosa que existe em Brasília”, disse.

O DF é território livre da doença, graças à alta taxa de vacinação. A imunização é fundamental para evitar perdas na produção, uma vez que o vírus é altamente contagioso e se dissemina com facilidade entre o rebanho, levando ao enfraquecimento e perda de peso dos animais.

Segundo o gerente de Saúde Animal, Vinícius Eustáquio Barreto Campos, em casos de foco da enfermidade o prejuízo acaba afetando o País inteiro. “Nós perderíamos o status sanitário que temos e ocorreriam embargos econômicos no Brasil todo. Quem importa animais daqui acabaria deixando de fazê-lo.”

Multa para produtores que não comprovaram vacinação

Os produtores rurais que não vacinarem o rebanho ou não o comprovarem no prazo estão sujeitos a sanções. A Secretaria da Agricultura envia comunicado de auto de infração para os que estão irregulares, cujos endereços constam do cadastro.

Recebido o documento, o produtor pode recorrer. Se o recurso for negado — ou não apresentado —, a multa, que depende do tipo de infração, passa a valer.

No caso de o produtor ter adquirido a vacina no prazo, mas deixado de comunicar ao órgão, por exemplo, o valor devido é de R$ 150. Porém, se ele não comprou a vacina, aplica-se outra cobrança de R$ 150 para rebanho de até 15 cabeças. Acima dessa quantidade, é adotado um adicional de R$ 10 por animal.

Os valores e outras penalidades estão estipulados no Decreto nº 36.589, de 7 de julho de 2015.

As vacinas podem ser compradas em uma das 28 lojas credenciadas junto à secretaria. Veja a lista de lojas credenciadas para compra de vacina.

Escritórios para entrega da declaração de vacina

Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Asa Norte: Parque Estação Biológica Edifício Sede (61) 3340-3862
Brazlândia: Setor Tradicional Alameda Veredinha Quadra 24, Bloco A, Lote 3
(61) 3391-6426
Gama: Comercial Setor Norte Quadra 1, Lote 14/24
(61) 3484-3484
Planaltina: Av. Independência Quadra 2, Bloco B, Área Especial Central, Setor Comercial
(61) 3389-3738
Sobradinho Quadra 8, Área Especial 3
(61) 3487-1438
Rio Preto Sede do Núcleo Rural do Rio Preto
(61) 3500-1359
São Sebastião: Escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater) Centro de Múltiplas Atividades, Lote 8 (às quartas-feiras, das 8 às 12 horas) (61) 3339-1556 / 3311-9393
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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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