Ciência Alimentando o Brasil
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até domingo, 23 de outubro
Está aberta a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá até domingo (23) em todo o País. O evento foi lançado na noite desta segunda-feira (17), no Planetário de Brasília, com a inauguração do foguete VSB-30, que ficará permanentemente no local.
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, cortou a fita inaugural ao lado do presidente da Agência Espacial Brasileira, José Braga Coelho; do presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Jamal Bittar, e do secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil do Distrito Federal, Marcelo Aguiar.
Para o governador, a semana cria oportunidades para promoção do desenvolvimento sustentável. “O objetivo é despertar em nossas crianças e nossos jovens o interesse pela tecnologia, pela engenharia, para que possamos com isso promover um desenvolvimento sustentável para o nosso País, mais qualificado e agregando conhecimento.”
Os presentes ainda puderam acompanhar a apresentação de alunos da Escola de Música de Brasília e a exposição Azul, que pinta o firmamento, com réplicas de obras renomadas que mostram o céu em diferentes contextos.
Segundo o secretário adjunto Marcelo Aguiar, a ideia é que depois que o evento for avaliado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 6 de dezembro, já tenham início as atividades preparatórias da próxima edição.
Em Brasília, estão previstos mais de 30 eventos ao longo da semana, que serão acompanhados por alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação, a média estimada é de 200 alunos por dia.
A coordenação nacional do evento está a cargo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. No Distrito Federal, a programação é organizada pelo governo de Brasília, em parceria com a pasta federal.
Ciência Alimentando o Brasil é o tema escolhido pela ONU
O tema desta edição é Ciência Alimentando o Brasil. A escolha tem como base a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.
O evento foi instituído por decreto em 2004 e ocorre anualmente, em outubro, em todo o País. À época, o atual governador de Brasília era secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do ministério e coordenou as duas primeiras edições. O objetivo da semana é aproximar o tema da população, por meio de linguagem acessível.
Atividades no DF serão descentralizadas
Diferentemente de edições anteriores, neste ano a programação se desenrolará em vários locais do DF. Haverá atividades na Universidade de Brasília, noParque Nacional, no Jardim Botânico e noPlanetário, além de ambientes da rede distrital de educação e divulgação científica, como o Memorial dos Povos Indígenas. A programação em Brasília está no site da Casa Civil.
Entre as atividades que ocorrerão no Planetário estão oficinas, como a de construção de carros-foguetes com papelão e com garrafas PET. O foguete VSB-30 também poderá ser visitado. O veículo, de mais de 12 metros de comprimento, foi cedido pelo Programa Espacial Brasileiro e restaurado pelo Sistema Fibra.
Documentários científicos serão exibidos durante toda a semana, como parte da 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV. Haverá ainda a exposição Azul que pinta o céu, com reproduções de obras de museus franceses. Estarão expostas também imagens de objetos astronômicos do Observatório Europeu do Sul.
No Parque Nacional de Brasília, o Arquivo Público do DF organizou a exposiçãoComissão Exploradora do Planalto Central do Brasil — Antecedentes de Brasília (de junho de 1892 a janeiro de 1893).
Serão oito painéis que ilustram com fotos e textos a missão do explorador Luiz Cruls, do período em que ele estudou o espaço onde seria construída a nova capital do País. Haverá ainda mostra relacionada à sismologia — estudos sobre terremotos — com maquetes e simulador sonoro.
No Jardim Zoológico de Brasília, os visitantes poderão ver exposição de crânios de animais, teatro de fantoches, quebra-cabeças, vídeos e painéis informativos, com referência à alimentação das espécies.
O Jardim Botânico contará com apresentação de coleções biológicas de insetos e plantas, além de oficinas, como a de prensagem de plantas. Outra atração será a exposição Viagem Antártica, com materiais de divulgação científica desenvolvidos com a participação de um grupo de pesquisadores da Universidade de Brasília.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estará na Universidade de Brasília com a exposição Alimentação, Geração de Resíduos e Tecnologias de Tratamento. Trará abordagens voltadas, por exemplo, para a redução da produção de resíduos com base em alimentação saudável, a separação dos recicláveis para a coleta seletiva e o incentivo à prática da compostagem doméstica.
13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
De 17 a 23 de outubro
Veja a programação para Brasília.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
-
Acumulou, de novo!
Mega-Sena 2815 pode pagar prêmio de R$ 34 milhões nesta terça-feira (14)
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2814 pode pagar prêmio de R$ 16 milhões neste sábado (11)
-
Informações são falsas
Receita Federal esclarece que não cobrará imposto por Pix
-
Veja como se inscrever
Corrida de Reis 2025 acontecerá nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro
-
Segurança Integral
Distrito Federal alcança menor taxa de homicídio dos últimos 48 anos
-
Segunda, 13 de janeiro
Semana começa com 1,5 mil oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Meio ambiente
Drenar DF devolverá água captada para a natureza com segurança e qualidade
-
Médicos, enfermeiros e psicólogos
Novo processo seletivo do IGESDF tem salários entre R$ 3.365,00 e R$ 15.292,32