Guia do Estudante
UnB é considerada a sétima melhor universidade pública do Brasil
A Universidade de Brasília teve 68 cursos de graduação estrelados no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2017, uma das principais publicações brasileiras que avalia cursos superiores de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Nove cursos recém-criados e de novas áreas são novidade na 26ª edição da avaliação. A instituição atingiu nota final de 61,28 pontos. Ao total, três graduações subiram no conceito, 43 se mantiveram no patamar anterior, enquanto 11 tiveram queda nas notas. Com o resultado, a UnB é considerada a sétima melhor universidade pública do Brasil.
Trinta e um cursos ganharam cinco estrelas, número menor que no ano passado, em que a Universidade obteve nota máxima em 34. Em contrapartida, mais cursos apareceram com quatro estrelas: são 31 graduações, em 2016, enquanto em 2015 eram 21. O mesmo ocorreu com os três estrelas, que somam seis. Duas graduações avaliadas no ano anterior – Ciências Ambientais e Engenharia de Controle e Automação – não entraram na lista atual. Confira a lista de cursos avaliados.
Para o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, o desempenho alcançado reflete a consolidação dos cursos da UnB, além do corpo docente qualificado da instituição. “O resultado foi extremamente positivo, uma vez que 91% dos cursos avaliados receberam 4 ou 5 estrelas, o que vem mais uma vez afirmar a qualidade e reputação da UnB”, declara.
Entre os destaques estão os cursos de Medicina Veterinária, do campus Darcy Ribeiro, e de Engenharia Eletrônica, da Faculdade do Gama, que subiram na avaliação de quatro para cinco estrelas. A graduação em Artes Visuais, também do campus localizado na Asa Norte, foi outra que avançou, passando a ser classificada com quatro estrelas. Os novos cursos incluídos na publicação também obtiveram bons resultados: quatro receberam conceito máximo, outros quatro foram classificados com quatro estrelas e apenas um teve três estrelas.
Na opinião do reitor da UnB, Ivan Camargo, é necessário um esforço maior para que a Universidade avance ainda mais nos resultados das avaliações externas. “A UnB tem um potencial muito grande para que 80% dos seus cursos recebam cinco estrelas. Em cada curso, temos que fazer uma avaliação, tentar entender o que está acontecendo, para continuarmos avançando e melhorando na qualidade. Os melhores estudantes do país têm que estar nos melhores cursos”.
PARTICIPAÇÃO – Segundo o decano de Planejamento e Orçamento da UnB, César Augusto Tibúrcio Silva, os coordenadores de curso devem se atentar em preencher corretamente os dados sobre o curso no formulário de avaliação. Ele afirma que, quando as informações são cedidas de forma incompleta aos avaliadores, há um risco de comprometimento na nota que será atribuída.
“Nós percebemos que muitas vezes alguns coordenadores desconsideram a importância de fazer o preenchimento correto do formulário. No entanto, os alunos, quando vão fazer a seleção de um curso no vestibular, buscam informações no Guia do Estudante. É uma avaliação considerada importante”, comenta.
A gestão da UnB tem atuado para incentivar a participação efetiva dos docentes em avaliações externas, por meio de reuniões com os coordenadores de curso para discutir o tema, concessão das informações necessárias para o preenchimento dos questionários, além de observações nos conselhos da Universidade quanto à importância. “Essa sensibilização é feita a longo prazo. Quando começamos a divulgar a posição da UnB no Guia, quais são os cursos com cinco estrelas, isso acaba motivando os coordenadores dos cursos com menos estrelas a terem um cuidado maior para responder”, acredita Tibúrcio.
CONCEITO – Publicado anualmente pela Editora Abril, o Guia do Estudante traz aos vestibulandos mais informações sobre os cursos de graduação oferecidos no país para auxiliá-los na escolha da instituição em que desejam ingressar. A avaliação se baseia em uma pesquisa de opinião com professores e coordenadores de curso das universidades e envolve três quesitos: corpo docente, projeto pedagógico e a infraestrutura dos cursos.
Para participar, o curso deve possuir titulação de bacharelado – exceto nos casos dos cursos de Pedagogia e Educação Física, que recebem avaliação das licenciaturas –, terem turmas em andamento e já concluídas até 2014, além de serem presenciais. As classificações variam entre Ruim (1), Regular (2), Bom (3), Muito Bom (4) e Excelente (5). O resultado é obtido pela média das notas dos avaliadores, descartando a menor e a maior nota recebida, além de incorporar o desempenho do curso nas duas avaliações anteriores.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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