Para evitar alagamentos
Começa a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto
Começou na manhã desta segunda-feira (12) a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas do Plano Piloto. O serviço foi iniciado pelas quadras 16 da Asa Norte. Além de muita terra e folhas secas, foram recolhidas latinhas de alumínio, garrafas de vidro e pet, placas de carros, papeis e plásticos. A equipe da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) seguirá até a primeira quadra e depois fará mesmo o trabalho a partir do fim da Asa Sul. A previsão é que o procedimento esteja concluído em 45 dias.
A ação é feita, em média, por seis pessoas, que retiram o entulho e depois lavam as galerias. Além dos servidores, a operação tem o apoio de um caminhão desobstruidor, um caminhão pipa para transporte de água e um caminhão basculante, para o recolhimento do lixo.
O objetivo do trabalho é evitar alagamentos em pontos críticos do Plano Piloto durante o período de chuva. Até quinta-feira (15), de acordo com medições do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuvas. Porém, conforme dados históricos, o elas tendem a ocorrer com maior intensidade na segunda quinzena de outubro.
Durante a limpeza, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)interrompe parcialmente o fluxo das vias. A liberação vai ocorrendo à medida que o serviço é finalizado. De acordo com a Novacap, alguns fatores poderão influenciar na duração do trabalho como a quantidade de lixo encontrada e a baixa umidade relativa do ar — que pode reduzir a jornada dos servidores por medida de segurança.
Se antecipando ao período chuvoso, a Administração Regional do Plano Pilotovai fazer, em parceria com a Novacap, a desobstrução das bocas de lobo de outras localidades, como os Setores Bancário e de Autarquias e a parte interna das quadras.
De acordo com os órgãos, apesar de ser uma força-tarefa para amenizar os problemas que podem ocorrer com a chegada das chuvas, esse tipo de limpeza ocorre desde o início do ano. Somente a Novacap já realizou, de junho a agosto, a limpeza de 8,5 mil bocas de lobo e a manutenção de 8,5 mil metros de rede de drenagem pluvial de todas as quadras do Plano Piloto. A administração, por sua vez, executou cerca de 23 mil ações relacionadas a galerias de esgoto, como desobstrução de rede, reparos e reconstruções de bocas de lobo, entre outras.
Caso haja necessidade, as equipes da Novacap podem retornar a locais que já foram limpos. A população pode informar, à ouvidoria da companhia, as áreas que necessitam de limpeza. As demandas também podem ser feitas à administração de cada região ou na ouvidoria do governo de Brasília, pelo telefone 162.
Limpeza ocorre durante todo o ano em todo o DF
Segundo dados da companhia, existem aproximadamente 1,3 mil bocas de lobo nas Asas Norte e Sul. A Novacap trabalha diariamente com operações de retirada de entulhos em Brasília, atendendo às demandas.
Além da limpeza no Plano Piloto, diariamente, em todo o Distrito Federal, são retiradas de 4 a 5 toneladas de lixo das cerca de 170 mil bocas de lobo.
Entre os principais resíduos encontrados, a companhia cita pneus de bicicletas, calotas de carros, lixo doméstico e restos de construção.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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