24 e 25 de setembro
Confira a programação da Mostra Brasília do Festival de Cinema
A Mostra Brasília, que exibirá os filmes do Distrito Federal que concorrem ao 21º Troféu Câmara Legislativa, acontecerá nos dias 24 e 25 deste mês (sábado e domingo), no Cine Brasília. A Mostra faz parte da programação do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontecerá entre os dias 20 e 27 de setembro.
Na edição de 2016, 12 filmes foram selecionados – entre 57 inscritos – para concorrer ao Troféu Câmara Legislativa, que distribuirá R$ 200 mil em prêmios. São seis longas e seis curtas concorrendo à premiação em 10 categorias. As sessões acontecerão às 11h, 14h e 16h30, no Cine Brasília. Haverá também reprises no auditório da Câmara Legislativa nos dias 26 e 27, às 10h, 14h e 16h, para o público em geral e para estudantes convidados. Todas as exibições serão gratuitas.
Além das 10 categorias do Júri Oficial, a população também apontará os vencedores de melhor longa e melhor curta-metragem. O anúncio dos vencedores ocorrerá na solenidade de premiação do Festival de Cinema de Brasília, em 27 de setembro.
Programação oficial da Mostra Brasília
24 de setembro
Sábado às 11h
Das raízes às pontas, de Flora Egécia, documentário, 20min, Classificação Livre, 2015
Sinopse – Luiza tem 12 anos e fala, com orgulho, de seu cabelo crespo e de sua ancestralidade. A história de Luiza é uma exceção. Os entrevistados, dos mais diversos perfis, falam sobre o papel do cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e como ato político contra imposições estéticas. O filme questiona os padrões de beleza, que são impostos às pessoas cada vez mais cedo, e faz a afirmação do cabelo crespo como um dos elementos fundamentais da identidade negra. Também avalia a aplicação da Lei 10.639/03 que regulamenta o ensino da História Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras.
A repartição do tempo, direção de Santiago Dellape, ficção, 100min, Classificação 14 anos, 2016
Sinopse – Num rincão esquecido da vasta burocracia brasileira, um chefe psicótico usa uma máquina do tempo para duplicar seus funcionários e aumentar a produtividade..
Trailer – senha: punchtheclock
24 de setembro
Sábado às 14h
Juraçu, do Coletivo Brôa-de-Milho, documentário/ficção, 12min, Classificação 14 anos, 2016
Sinopse – Juraçu: pega, mata e come.
Estrutural, de Webson Dias, documentário, 80min, Classificação 14 anos, 2016
Sinopse – Fruto de uma pesquisa de mais de 10 anos em uma área que surgiu nos arredores do que é hoje o maior lixão a céu aberto da América Latina, o documentário captura as imagens e as memórias de um conturbado período político, no qual seus habitantes se viram entre a total ilegalidade e a regularização. Imagens de arquivo feitas pelos próprios moradores e depoimentos dos protagonistas dessa história constroem o passado e o presente da urbanização do Distrito Federal.
24 de setembro
Sábado às 16h30
Vesti la Giubba, de Johil Carvalho, ficção, 14min40, Classificação 12 anos, 2016
Sinopse – Livremente inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, o filme fantasia sobre a vida de um dos personagens do clássico, anos depois de concluída a narrativa da ópera.
Cícero Dias, o compadre de Picasso, direção de Vladimir Carvalho, documentário, 79min, Classificação Livre, 2016
Sinopse – Pintor pernambucano ligado aos modernistas, Cícero Dias (1907-2003) radicou-se em Paris a partir de 1937, fugindo da perseguição política do Estado Novo. Apesar da distância do país natal, ele nunca perdeu de vista as cores e os sons de sua infância, na casa de Jundiá, mesclando essas raízes com a convivência com nomes de ponta das vanguardas europeias, como Pablo Picasso, Fernand Léger e Juan Miró. Dessa troca de influências, nasceu um pintor de repercussão internacional, que transformou toda a sua vivência, inclusive sua reclusão durante a Segunda Guerra Mundial, na base de uma arte que atravessa fronteiras.
25 de setembro
Domingo às 11h
O luto, de João Gabriel Caffarelli e Saulo Santos, ficção, 2min, Classificação Livre, 2015
Sinopse – Quando um amigo parte dessa para melhor, cabe aos que ficam engolir o luto.
#EraDosGigantes, direção de Maurício Costa, documentário, 122min, Classificação Livre, 2016
Sinopse – Retrata o confronto entre os principais personagens da política externa de Lula, seus opositores, analistas e a opinião pública na era das redes sociais. Com entrevistas, pesquisas de notícias, imagens de arquivo e inserção de tweets originais, o filme procura responder se a política externa do Presidente Lula defendia os interesses do seu partido ou os interesses do Brasil.
25 de setembro
Domingo às 14h
A festa dos encantados, de Masaroni Ohashy, animação, 15min, Classificação Livre, 2016
Sinopse – A história de como um índio Guajajara, que procurava pelo irmão perdido, encontrou um mundo subterrâneo, habitado por seres encantados e ali permaneceu até aprender todos os rituais e cânticos de várias celebrações, sendo a Festa do Mel a mais importante delas. Com saudades da família voltou para seu povo e passou a contar as histórias e a ensinar, na sua aldeia de origem, tudo o que havia aprendido com os encantados. Antes disso, de acordo com a lenda, os Guajajara não realizavam festas.
Catadores de história, direção de Tania Quaresma, documentário, 75min, Classificação Livre, 2016
Sinopse – O filme mostra o cotidiano dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, que tiram seu sustento do que a sociedade descarta e chama de “lixo”. Partindo do lixão da Estrutural, maior lixão a céu aberto da America Latina, que fica em Brasília, a 18 km do Palácio do Planalto, o documentário desvenda a multifacetada realidade desses profissionais que, apesar das condições sub-humanas de trabalho, conseguem dar exemplo de união, dignidade, solidariedade e cidadania. Filmado principalmente em Brasília, o longa metragem traz imagens de outras regiões do Brasil compondo um painel que ajuda entender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, editado em 2011
25 de setembro
Domingo às 16h30
Rosinha, de Gui Campos, ficção, 14min, Classificação 14 anos, 2016
Sinopse – No alvorecer da existência, uma rosa desabrocha ao receber as carícias dos últimos raios do sol. Um filme sobre amor e sexualidade na terceira idade e a luta para sobrepujar as convenções sociais.
Cora Coralina – todas as vidas, direção de Renato Barbieri, documentário, 74min, Classificação Livre, 2015
Sinopse – O filme tem uma narrativa poética nas vozes, sentimentos e interpretações de seis gerações de grandes atrizes brasileiras. Uma polifonia das vozes que habitaram Cora Coralina, revelada em prosa, verso e imagens com o seu imenso talento literário e conteúdo humano. O filme mostra a trajetória de Cora Coralina, dos anos de infância até se casar e sair de Goiás, do largo tempo de 45 anos vividos em diferentes cidades do estado de São Paulo e de seu retorno à Goiás, quando se revelou ao Brasil com a força de sua poesia.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
-
Acumulou, de novo!
Mega-Sena 2815 pode pagar prêmio de R$ 34 milhões nesta terça-feira (14)
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2814 pode pagar prêmio de R$ 16 milhões neste sábado (11)
-
Informações são falsas
Receita Federal esclarece que não cobrará imposto por Pix
-
Veja como se inscrever
Corrida de Reis 2025 acontecerá nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro
-
Segurança Integral
Distrito Federal alcança menor taxa de homicídio dos últimos 48 anos
-
Segunda, 13 de janeiro
Semana começa com 1,5 mil oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Meio ambiente
Drenar DF devolverá água captada para a natureza com segurança e qualidade
-
Médicos, enfermeiros e psicólogos
Novo processo seletivo do IGESDF tem salários entre R$ 3.365,00 e R$ 15.292,32