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BSA Sul

Estudantes da UnB contam com mais um espaço de estudos 24 horas

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Os estudantes da Universidade de Brasília contam com mais um espaço no campus: uma sala de estudos 24 horas, localizada no primeiro andar do Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul). O ambiente foi equipado com cabines de estudo individual, mesas coletivas e pontos de energia, e disponibiliza acesso à internet pela rede wi-fi. O espaço foi inaugurado, oficialmente, nesta segunda-feira (29), em cerimônia que contou com a presença de membros da administração superior e da Prefeitura do Campus.

A arquiteta servidora da UnB e participante da execução do projeto, Camila Xavier da Cunha, explica que o espaço oferece uma área mais reservada para estudos e que comporta até 54 usuários. Com funcionamento ininterrupto, inclusive aos finais de semana, qualquer pessoa pode fazer uso do recinto. Porém, após o fechamento do prédio, às 23h, é preciso apresentar a carteirinha estudantil para permanência ou ingresso. As regras de utilização são: manter o local limpo, não riscar as mesas, não fazer barulho, manter o celular no silencioso e não entrar com comida e bebida.

A demanda pela sala veio do Diretório Central dos Estudantes (DCE)  – em atendimento a um pedido dos próprios alunos – e foi apoiada pela Prefeitura do Campus e pela administração superior. “Há uma centralização muito grande na Biblioteca Central que, por ser aberta ao público, é muito frequentada por estudantes de concurso e de vestibular. No fim de semestre ou em época de provas, não há espaço para todos”, explica Helena Esteves, coordenadora de projetos do DCE.

A proposta segue uma tendência já existente na UnB de criar ambientes de estudo mais próximos das faculdades e dos locais onde estão os alunos. O Bloco de Salas de Aula Norte (BSA Norte) abriga o primeiro espaço de estudos 24 horas da Universidade, que nesse mês de agosto completa um ano em funcionamento. “A sala do BSA Norte é bastante frequentada durante o semestre, está quase sempre cheia. Como deu muito certo, decidimos propor uma no lado sul do campus”, conta Helena Esteves.

“Estamos propiciando ambientes adequados para os alunos estudarem e aproveitarem as janelas existentes na grade curricular. Esse ambiente ficou extremamente agradável graças também à parceria com a equipe de colaboradores da prefeitura”, declarou Mauro Rabelo, decano de Ensino de Graduação, na cerimônia que inaugurou o espaço. Para o reitor em exercício, Luís Afonso Bermúdez, essa é mais uma forma de a Universidade cumprir seu papel de ‘viver 24 horas gerando conhecimento’”.

À frente da Coordenadoria de Negócios (CoNeg) da Prefeitura do Campus, João Soares Sobrinho explica que todo o mobiliário para esse e outros espaços nos quatro campi da UnB é produzido na área, o que traz muitas vantagens em relação ao processo de licitação:  “O que a gente fabrica lá sai mais rápido, mais barato e com muita qualidade”.

ALA NORTE  – A sala de estudos do BSA Norte fica localizada no térreo do prédio, comporta até 64 usuários e possui as mesmas regras de utilização do novo espaço no BSA Sul. O local está equipado com cabines de estudo individuais, pontos de energia, ar condicionado e acesso à internet pela rede wi-fi. De acordo com a equipe de segurança, a maior frequência na sala é no período noturno, antes do fechamento do prédio, às 23h.

Samuel Quintiliano, aluno do quinto semestre de Ciências Contábeis, é usuário assíduo da sala desde que foi inaugurada. “Como o funcionamento é de 24 horas, dá pra utilizar na madrugada ou então chegar mais cedo, por volta das 5 horas da manhã. Esse horário é melhor por ser mais flexível. Eu já estudei aqui várias vezes até uma ou duas horas da madrugada”, conta.

Quintiliano já é formado em Letras Português e agora, além de se dedicar à segunda graduação, também estuda para concursos públicos. Para atingir sua meta, o jeito é se dedicar. Inclusive aos finais de semana que, segundo ele, “após as 18 horas sempre fica cheio. Geralmente há entre 30 e 40 pessoas aqui”.

PELO CAMPUS – Outras faculdades e institutos oferecem ambientes de estudos para os discentes. A sala da Faculdade de Tecnologia (FT), localizada na entrada do prédio principal no bloco E, é aberta ao público e funciona entre 7h e 22h. O espaço comporta cerca de 50 usuários e possui estrutura semelhante às dos blocos de salas de aula. No último mês de julho, a sala esteve disponível 24 horas por dia durante duas semanas, em fase de teste.  Contudo, o horário de funcionamento já retornou ao padrão anterior até a viabilidade do funcionamento contínuo ser avaliada pelo Conselho da Faculdade.

No primeiro semestre deste ano, a Faculdade de Ciências da Saúde também inaugurou um local destinado a leitura e estudos em grupo, a Sala de Leitura Dona Marly. Com mesas de estudos individuais e coletivas, o espaço comporta cerca de 25 estudantes, funciona de segunda a sábado, das 8h às 23h, e também disponibiliza acesso à internet pela rede wi-fi.

O prefeito do campus, Marco Aurélio de Oliveira, avalia essas iniciativas como positivas. “O campus hoje é muito grande, o que torna inviável o deslocamento do aluno para a Biblioteca Central quando ele possui um intervalo pequeno em sua grade horária”. Ele esclarece que, como cada faculdade é responsável pela gestão de seus próprios espaços, a escolha por reservar um ambiente para estudos segue as diretrizes de suas respectivas diretorias que, caso interessadas, contam com suporte da prefeitura para providenciar o mobiliário necessário.

CONEXÃO – Alguns prédios disponibilizam uma rede local de internet e, nesses casos, os usuários devem consultar a administração do espaço sobre as regras de acesso. A rede oferecida pela Universidade é a UnB Wireless, cujo acesso pode ser feito com o login e a senha do email institucional. Alunos devem preencher o campo Identificação do Usuário com a informação que vem antes do “@aluno.unb.br” (número de matrícula sem a barra). Para servidores, a identificação é o que vem antes do “@unb.br”.

Outra rede sem fio disponível no campus é a Eduroam. Lançada no Brasil em 2012, a Eduroam é uma iniciativa internacional que já reúne instituições participantes de aproximadamente 60 países. Para acessá-la, discentes e docentes devem utilizar no campo Identificação do Usuário o endereço institucional completo incluindo, respectivamente, o final “@aluno.unb.br” ou o “@unb.br”.

A senha do email institucional pode ser solicitada ou recuperada pelo Portal do Aluno na opção Solicitar Senha, localizada no menu esquerdo da página. A rede UnBWireless não é aberta para o público externo, porém, o usuário que tenha vínculo com outra instituição participante da rede Eduroam permanece com acesso a ambas as redes. Outras informações estão disponíveis no site do Centro de Informática.

LABORATÓRIO  – Na cerimônia de entrega da sala de estudos do Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul), também foi inaugurado o segundo Laboratório de Informática do local. Equipado com 48 estações de trabalho, o espaço será destinado para as disciplinas que exigem o uso de computador. Somando ao laboratório já existente, o bloco passa a ter cerca de cem cabines com o recurso.

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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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