A partir de segunda (29)
Roda de Conversa em Planaltina resulta em mudanças em linhas de ônibus
A partir de segunda-feira (29), moradores dos bairros Buritis II, III e IV, em Planaltina, terão mais uma opção de ônibus para chegar ao Plano Piloto. A Linha 616.4, que sai do Arapoanga com destino aos Eixos Norte e Sul, passará também pelos três setores, sem que haja mudança no horário para não prejudicar quem já utilizava o transporte. A mudança é resultado de pedidos feitos ao governador Rodrigo Rollemberg durante a Roda de Conversa na noite desta quinta-feira (25) e de conversas prévias com moradores da região.
A necessidade de aumentar a oferta de ônibus foi uma das principais queixas dos moradores de Planaltina no evento. As Linhas Circulares 601.1 e 601.2, que eram opção para quem mora nos Buritis II, III e IV chegar até a Rodoviária de Planaltina e pegar outro ônibus com destino ao Plano Piloto, continuarão rodando e terão novos horários para que as pessoas que precisam estar muito cedo no terminal não precisem mais fazer o trajeto a pé. Cada uma das duas opções ganhou outros três horários. A 601.1 passará também às 4h20, às 5 horas e às 5h40. Já a 601.2, às 4h40, às 5h20 e às 6 horas.
Antes do sorteio dos inscritos que fariam perguntas a ele, o governador de Brasília fez um panorama dos próximos investimentos que a região deve receber. “Eu estava reunido hoje com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para discutir a liberação de alguns financiamentos. Um deles será para a implementação do Expresso Norte, que, sem dúvida, vai significar melhoria muito grande para o transporte público de Brasília”, disse, ao citar ainda a construção da Casa de Cultura — que já está com 40% das obras concluídas e deve ser entregue no início do ano que vem — e a reforma do terminal rodoviário. O encontro ocorreu no Restaurante Comunitário de Planaltina.
A Roda de Conversa em Planaltina reuniu 750 pessoas, das quais 36 da sociedade civil e 34 de movimentos sociais se inscreveram para fazer perguntas diretamente a Rodrigo Rollemberg.
Iluminação pública em Planaltina
O presidente da Organização de Ação Social Esporte e Cultura do Buritis III, Rogério Vieira, de 42 anos, pediu mais iluminação, além da já instalada em dois becos no setor — uma luta que, segundo ele, se arrastou por anos. “A iluminação no Buritis ainda tem de ser reforçada, muitos postes são antigos e precisam ser trocados em quadras de esporte, áreas verdes e becos”, disse.
Outra questão apresentada por Vieira, que vive na região há 28 anos, foi a instalação de dois pontos de encontro comunitário no setor. Segundo Rollemberg, a administração regional vai licitar em cerca de um mês 21 PECs, que serão distribuídos em vários locais de Planaltina.
A regularização fundiária foi outro tema abordado pelos moradores que participaram da conversa com Rodrigo Rollemberg. Segundo o governador, será marcada em breve uma data para a entrega de 500 escrituras na Vila Vicentina. “Em um ano e sete meses de governo, já entregamos mais de 12 mil escrituras e vamos entregar mais nesses próximos dias”, afirmou. A regularização fundiária é um dos pilares do programa Habita Brasília.
Retomada das obras no Centro Olímpico e Paralímpico
Segundo Rollemberg, na semana que vem será assinada a ordem de serviço para a retomada das obras no Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina, paradas desde 2012. As intervenções são estimadas em R$ 2,4 milhões. A área tem 35,7 mil metros quadrados, com espaço para quadra de tênis, paredão de escalada, pista de atletismo, campo de grama sintética, ginásio poliesportivo, piscinas e quadra de esportes. A estrutura fica no Setor Recreativo e Cultural Módulo Esportivo. Iniciado em 2009, o centro já está 90% concluído.
Morador do assentamento Oziel Três, Indoleto Pereira de Deus, de 64 anos, quer mais infraestrutura para o local em que vive. “Temos dificuldade para arar a terra e produzir, precisamos de ajuda”, disse. Em resposta, o governador informou que pedirá à Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para enviar técnicos que ajudem a comunidade a realizar o serviço o mais breve possível.
De acordo com a última Pesquisa por Amostra de Domicílios (Pdad) de Planaltina, divulgada em 2015, a população urbana estimada é de 189.412 habitantes, com 51,10% de mulheres. A região tem um total de 54.286 domicílios urbanos, com predominância de casas (51.305), que representam 94,49% das residências. O lugar foi fundado oficialmente em 19 de agosto de 1859.
Políticas públicas mais eficazes
Esta é a oitava edição da Roda de Conversa. Em 2015, a iniciativa passou por Candangolândia, Itapoã e Recanto das Emas. Neste ano, a atividade já atendeu os moradores de São Sebastião, Águas Claras, Brazlândia e do Riacho Fundo II.
O objetivo das Rodas de Conversa, organizadas pela Subchefia de Interação Social, da Chefia de Comunicação Institucional e Interação Social do DF, é identificar as principais necessidades de cada região administrativa e, com isso, passar ao governo informações para a construção de políticas públicas com resultados mais eficazes, de acordo com as necessidades apontadas pelos moradores.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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