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De 5 de agosto a 14 de novembro

Codeplan abre inscrições para concurso de trabalhos técnico-científicos

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Tem início nesta sexta-feira (5) e termina em 14 de novembro o prazo para participar do 2º Prêmio Codeplan de Trabalhos Técnico-Científicos. Assim como na primeira edição do concurso, os trabalhos devem estar relacionados ao tema geral: Desenvolvimento do Distrito Federal e da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).

Podem participar pessoas de qualquer nacionalidade que tenham curso superior completo. Os três primeiros colocados serão premiados com R$ 8 mil, R$ 6 mil e R$ 4 mil. Neste ano, o concurso traz uma novidade: a categoria Jovem Pesquisador, cujo vencedor receberá R$ 4 mil.

“O que nos surpreendeu no ano passado foi justamente a participação muito ativa de jovens pesquisadores”, explica o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Lucio Rennó. Ele completa que, ao perceber isso, quis estimular mais a participação desse público, que concorrerá à premiação geral e à específica, de maneira não cumulativa.

Candidatos com até 25 anos que apresentarem trabalhos de conclusão ou de resultados de pesquisa em 2015 e 2016, ambos de graduação, devem indicar na capa da monografia que concorrem na categoria Jovem Pesquisador.

O concurso conta com parceria da Federação das Indústrias do DF (Fibra), financiadora dos prêmios em dinheiro, e do Sindicato das Indústrias Gráficas do DF, que apoia com o material de divulgação.

Vencedores ganham prêmio em dinheiro e terão os trabalhos publicados
Além das quantias em dinheiro, os vencedores terão os trabalhos publicados na série Texto para Discussão, da Codeplan — como ocorreu com o bancário Henrique Lara, de 31 anos, autor de Brasília, uma cidade centenária. Ele ficou em segundo lugar no concurso de 2015: “Isso até me estimulou a tentar desenvolver mais, a buscar um mestrado na área.”

Henrique conta que tem o hábito de acompanhar estudos, como a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), e por isso encontrou no site da Codeplan a divulgação do concurso. “Então pensei: será que dou conta? Será que vou conseguir em dois, três meses mover do zero uma monografia?”, explica ele, formado em ciência política.

A solenidade de premiação ocorrerá em 9 de dezembro, em local a ser definido em Brasília. O resultado será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e estará disponível no site da Codeplan.

“[O concurso] é uma forma importante de reconhecimento e de divulgação de trabalhos e, consequentemente, de contribuição para o debate sobre o desenvolvimento do Distrito Federal”, destaca Rennó.

Critérios para participação no concurso
Os trabalhos precisam ter no mínimo 25 e, no máximo, 70 páginas, incluídos anexos, tabelas, gráficos, figuras e bibliografia, e devem ser escritos de acordo com instruções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentadas no edital. Podem ser individuais ou em equipe e devem abordar um dos oito temas descritos nas regras do concurso, alinhado ao tema geral.

As inscrições são gratuitas e devem ser encaminhadas à Codeplan obrigatoriamente via Sedex, com data de postagem nos Correios até 14 de novembro de 2016. De acordo com o edital, é preciso enviar ficha de inscrição preenchida e assinada pelo autor ou representante da equipe. O trabalho tem de ser inédito e original e não pode ter sido divulgado ou publicado anteriormente, ou participado de concurso similar, ainda que não premiado. Além disso, outras informações são exigidas, como cópias de documentos dos autores, currículo — recomenda-se o modelo Lattes —, e comprovante de formação acadêmica.

De acordo com o regulamento, ficam impedidos de participar trabalhos premiados ou agraciados, incluindo menção honrosa, em concursos similares; de autoria dos integrantes da comissão julgadora e dos responsáveis pela execução do concurso; e que tenham sido divulgados ou publicados em outros meios, como jornal, periódico e revista especializada.

A escolha dos trabalhos premiados será feita por uma comissão julgadora composta por, no mínimo cinco e, no máximo, oito pessoas. O grupo, que não terá conhecimento da identidade dos participantes, adotará como critérios para a avaliação sete diretrizes, entre elas, concordância com a temática do concurso, atualidade, originalidade e/ou ineditismo do trabalho e profundidade do conteúdo.

2º Prêmio Codeplan de Trabalhos Técnico-Científicos
Inscrições: de 5 de agosto a 14 de novembro, obrigatoriamente por Sedex
Edital e ficha de inscrição disponíveis no site da companhia
Mais informações: [email protected]

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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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