Cachê estimado em R$ 4 mil
Será lançado hoje, edital para selecionar bandas para o Rock Ecologia Trilha Parque
Fortalecimento da produção musical e apropriação dos parques são os objetivos centrais do projeto Rock Ecologia Trilha Parque, organizado pela Secretaria de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura. O edital para selecionar 20 bandas será lançado nesta quinta-feira (21), às 20 horas, no Museu Nacional, no Complexo Cultural da República. Os grupos escolhidos se apresentarão em parques ecológicos em Ceilândia, Samambaia e São Sebastião. Paralelamente aos shows, haverá atividades para estimular a comunidade a conhecer melhor e a preservar as unidades de conservação.
Para isso, o Rock Ecologia Trilha Parque alia duas vocações marcantes do Distrito Federal: o título de Brasília, Capital do Rock e a variedade de áreas de preservação na cidade. “Queremos chamar a atenção para os parques ecológicos nas regiões administrativas, porque muitas comunidades não sabem que têm uma unidade de conservação na vizinhança”, explica a subsecretária de Cidadania e Divulgação Cultural, da Secretaria de Cultura, Jaqueline Fernandes.
O evento ocorrerá em setembro no Parque Três Meninas, em Samambaia; no Parque Ecológico de São Sebastião, em São Sebastião; e na área em que está sendo implementado o Parque Ferrock, em Ceilândia. No caso deste último, o projeto vai colaborar para mobilizar a população para a criação do espaço, acredita a subsecretária Jaqueline.
Além de ajudar a construir um novo espaço de preservação, o Rock Ecologia Trilha Parque visa também à construção do sentimento de pertencimento. É o caso do Parque Três Meninas, em Samambaia. “A ideia é estimular o carinho da população pelo local”, conta Jaqueline. Por isso, também estão previstas ações como trilhas de bicicleta para pessoas com deficiência e um varal social, que permite a troca de roupas e livros.
Como é estruturado o Rock Ecologia Trilha Parque
O programa é resultado de convênio entre a Secretaria de Cultura e o Ministério da Cultura, por meio de recurso oriundo de emenda parlamentar da Câmara dos Deputados — R$ 300 mil para contratações artísticas e montagem de estruturas. Os valores de cachê estão alinhados em R$ 4 mil, independentemente do tempo de carreira das bandas. Dessa forma, não haverá custos para o governo de Brasília. A contrapartida local se dará por meio de parcerias com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que cederá material educativo sobre preservação ambiental, e com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que doará mudas de espécies do Cerrado para plantio nos parques.
Para participar da seleção, as bandas devem comprovar atividade habilitadas por meio do sistema de cadastro geral para contratação artística (Siscult), com comprovação de atividade. Quem não tiver cadastro pode se registrar para pleitear participação no projeto. Os interessados devem morar no Distrito Federal e apresentar documentos como RG, cadastro de pessoas físicas (CPF), certidões negativas de débito do governo do DF e do governo federal, contrato de exclusividade — caso tenha produtor cultural — e portfólio.
Dúvidas poderão ser tiradas por meio do endereço eletrônico [email protected]. Para quem preferir o contato direto, será montada uma força-tarefa para a habilitação das bandas. Na quarta-feira (20), foi publicada no Diário Oficial a Portaria nº 102, que institui a comissão provisória de avaliação para seleção das bandas. O edital para chamamento deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. A partir daí, elas terão dez dias úteis para enviar os dados.
Lançamento do projeto Rock Ecologia Trilha Parque
Quinta-feira, 21 de julho, às 20h, no Museu Nacional — Complexo Cultural da República, Setor Cultural Sul (próximo à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida).
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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