Resultado
Maio registra o menor número de casos de dengue desde 2012

O auge dos casos da dengue ocorre normalmente em abril e em maio, fim do período de chuvas no Distrito Federal. Em ambos os meses, 2015 apresentou redução das ocorrências da doença em relação aos anos antecedentes. Neste ano, o resultado é ainda melhor. O mês passado foi o com menor número de contaminações desde 2012. De acordo com a Secretaria de Saúde, fatores climáticos e ações para combater a doença justificam a diminuição de pessoas infectadas.
Apesar do bom resultado em maio, o total de casos confirmados em 2016 ainda é superior ao de anos anteriores. De acordo com o último informativo epidemiológico, divulgado em 15 de junho pela secretaria, o pico da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti foi em fevereiro, que em 29 dias somou 4.481 casos. Nos meses seguintes, as ocorrências passaram a apresentar quedas, com 3.953 pessoas em março, 3.349 em abril e chegando a 1.266 em maio. Em 2015, o comportamento da doença foi o contrário: em fevereiro tinha 642 casos; março, 1.057; abril, 2.934; e maio, 2.425.
O índice de contaminação registrado em 2012 foi menor dos últimos anos. Em doze meses, foram 784 ocorrências do vírus da dengue em moradores de Brasília. Nesse período, maio foi responsável por cerca de 24% dos casos, com 188 pessoas confirmadas com a doença.
Para o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção de Endemias, Ailton Domicio da Silva, da Secretaria de Saúde, intensivas ações do governo para combater os focos do mosquito e conscientizar a população e a diminuição do nível de chuvas em relação ao começo do ano justificam a redução dos casos isolados em maio. “Se, como começou o ano, não tivéssemos feito tantas ações, há a hipótese de que os números nesse período fossem muito maiores”, afirma.
Combate ao mosquito
Em dezembro do ano passado, o governo de Brasília criou uma força-tarefa para combater a proliferação do Aedes aegypti – também transmissor do zika vírus e da febre chikungunya. Ações educativas, vistorias em residências em busca de criadouros do mosquito, aplicação de inseticida por carros de fumacês são exemplos de ações implementadas desde então.
Uma sala de situação foi criada em 29 de dezembro para coordenar os trabalhos da força-tarefa. No ambiente, são controlados o número de imóveis revistados, feitos balanços das ações e reuniões sobre os casos da doença.
A sala de situação fica no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, e até sexta-feira (17) 1.376.855 imóveis tinham sido visitados no Distrito Federal. Desses, as equipes da força-tarefa encontraram a larva em 22.820 casas. De acordo com a corporação, há locais em que as visitas foram feitas mais de uma vez.
Neste ano, o governo de Brasília também adquiriu equipamentos para intensificar as ações contra o mosquito. Foram comprados 25 fumacês e mais de 3 mil litros de inseticida para que fossem aplicados em ruas das regiões.
Índice de chuvas
Outro fator que contribuiu para a diminuição da doença foi o clima. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), houve redução da incidência de chuvas no Distrito Federal entre o começo do ano e maio – o Aedes aegypti deposita os ovos na água e, com as chuvas, aumenta o número de locais para a reprodução.
Janeiro registrou 398.8 milímetros de chuva, enquanto maio teve apenas 3.9 milímetros. Segundo o instituto, a chuva no primeiro mês do ano foi atípica, e isso pode ter sido uma das razões para o grande número de casos de dengue registrados no DF no início de 2016. No mesmo período em 2015, choveu cerca de 300 milímetros a menos (com 91.7 milímetros) e, em 2014, foram 153 milímetros registrados nos 31 dias do mês.
Segundo o Inmet, houve uma redução drástica de milímetros em abril e em maio em relação aos outros anos. Respectivamente, foram registrados 10.8 e 3.9 milímetros em 2016, 202.8 e 44.2 milímetros em 2015, e 249.3 e 2.8 milímetros em 2014.
Ocorrência no país
O aumento de ocorrências de dengue em 2016 foi observado em todo o País. Na região Centro-Oeste, três unidades da Federação apresentaram aumento do número de casos. No Mato Grosso, a quantidade passou de 8.013 para 17,1 mil; no Mato Grosso do Sul, de 16.379 para 26.970; e, no Distrito Federal, de 5.751 para 12.996. Em Goiás, os casos diminuíram: de 108.552 para 69.171 ocorrências. Os dados são do último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, em 9 de maio.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar