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Última chance

Prazo para resolver pendências do Passe Livre Estudantil termina na sexta, 3 de junho

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O prazo para estudantes resolverem pendências no cadastro do Passe Livre Estudantil termina nesta sexta-feira (3). De acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), das 227.171 inscrições recebidas de 1º de março a 1º de abril, 152.676 foram aprovadas, 444 aguardam a análise das respostas aos problemas identificados e 74.051 ainda estão com pendências.

A partir de segunda-feira (6), aqueles que não fizeram o cadastro nesse primeiro período terão o benefício suspenso. Essa data também vale para aqueles que já usam o cartão, mas que não se recadastraram ou não finalizaram o processo. Todos os que não fizeram o procedimento serão considerados novos no sistema. Ou seja, os cartões desativados depois de 6 de junho terão de ser substituídos após novo cadastro, que tem início na quarta-feira (1º de junho).

O DFTrans informou por e-mail aos alunos com problemas no cadastramento o que precisa ser feito. Quem tiver dúvida sobre a situação pode consultar o site, no ícone acompanhe seu cadastro, e obter as informações. O menu dá acesso à inscrição, que poderá ser concluída.

Desde o dia 23, computadores estão à disposição de quem precisa resolver pendências e não tem acesso à internet. As máquinas ficam no Na Hora do Shopping Popular de Ceilândia — que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 8 horas ao meio-dia — e no posto do Sistema de Bilhetagem Automática da Galeria dos Estados, no Plano Piloto — de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O procedimento só pode ser feito pelo próprio estudante; os funcionários estão autorizados apenas a orientar.

Prazo

Será reaberto nesta quarta-feira o processo de cadastramento para o Passe Livre Estudantil. O procedimento para solicitar o benefício poderá ser feito durante o resto do ano.

O estudante deve preencher formulário disponível pela internet com dados pessoais e enviar documentos digitalizados, como cadastro de pessoa física (CPF), declaração de matrícula e carteira de identidade. Foto 3×4 também é exigida e precisa ser atual, nítida e com fundo branco. Não serão aceitas imagens em família ou de corpo inteiro, por exemplo.

O prazo para o DFTrans comunicar a aprovação ou a existência de pendências no cadastro, como foto fora do padrão e ilegibilidade de documentos, continua de 20 dias úteis, por e-mail. O andamento também poderá ser consultado pelo site.

O número de funcionários destinados à primeira análise do cadastro também permanecerá quando o procedimento for retomado em junho. São 50 trabalhadores divididos em dois turnos, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

O horário e o local de retirada dos cartões serão enviados pelo DFTrans por e-mail e poderão ainda ser consultados no site.

O benefício

A concessão do Passe Livre Estudantil é prevista na Lei nº 4.462, de 13 de janeiro de 2010. Têm direito estudantes matriculados nos ensinos superior, médio ou fundamental ou em cursos técnicos e profissionalizantes, incluindo os centros interescolares de línguas, com carga a partir de 200 horas-aula. A instituição precisa ser reconhecida pela Secretaria de Educação do DF ou pelo Ministério de Educação. O aluno, no entanto, tem de morar a mais de 1 quilômetro do local onde tem aula ou do estágio obrigatório.

Desde 11 de abril, aqueles que tiveram o cadastro aprovado contam com a opção de aumentar a quantidade de acessos ao transporte público com o passe livre para cumprir compromissos escolares. Para isso, devem acessar no site o ícone solicitação de acessos. Se comprovada a necessidade, o aluno terá mais acessos por mês.

O procedimento para essa solicitação não mudou. Alunos que estudam em mais de uma escola precisam enviar a matrícula da segunda, assim como quem é matriculado nos centros interescolares de línguas. Os que fazem estágio obrigatório têm de anexar documento assinado pelo supervisor, e aqueles que pegam mais de uma linha para chegar à aula devem detalhar o percurso ao fazer o pedido no site. Isso inclui metrô e Expresso Sul.

Mudanças no atendimento

A partir de terça-feira (31), os serviços de avaliação de problemas relacionados ao funcionamento e ao bloqueio do cartão do passe livre estudantil deixarão de ser feitos no posto da Gerência de Relações com a Comunidade, na Rodoviária do Plano Piloto. O atendimento passará a ser feito no posto da Galeria dos Estados. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Esses serviços já são feitos no posto do Na Hora de Ceilândia. O posto da Gerência de Relações com a Comunidade funcionará apenas como ouvidoria.

Solução de pendências para retirar o Passe Livre Estudantil
Até 3 de junho (sexta-feira)
Pelo site www.passelivreestudantil.df.gov.br

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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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