“Paz sim, Violência não!”
Corrida em homenagem aos 207 anos da Polícia Militar reúne 2 mil pessoas
Com o tema “Paz sim, Violência não!”, 2 mil pessoas participaram neste domingo (29) da 12ª edição da Corrida Tiradentes pela Cidadania, organizada pelo sistema de segurança pública do Distrito Federal. O evento homenageou os 207 anos da Polícia Militar, comemorados em 13 de maio. Os corredores dividiram-se entre as categorias feminina e masculina, com trajetos de 7 e de 10 quilômetros. Passaram pelos Setores Hoteleiro e Comercial Sul, pela Esplanada e voltaram à sede do Executivo local.
Promovida em parceria com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, que forneceu a estrutura, a prova integra o Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, programa do governo de Brasília de ações integradas das forças de segurança. O sistema de segurança pública é composto pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, pelas Polícias Civil e Militar, pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). “O esporte é um dos principais eixos para incluir a sociedade na conscientização sobre a paz”, destaca a secretária Márcia de Alencar Araújo.
A largada ocorreu por volta das 9 horas, em frente ao Palácio do Buriti. Antes do início, houve muita música com a banda da Polícia Militar. “Vou correr os 7, mas meu plano no ano que vem é me preparar para também começar a fazer os 10 quilômetros”, afirma a engenheira civil Ana Fernanda Souza, de 29 anos, que participou pela primeira vez.
Todos os corredores receberam camisetas, bonés e números de identificação e foram escoltados por viaturas da PM ao longo dos percursos. No final, logo após a chegada, houve distribuição de kits com água, suco, barra de cereal e fruta. A prova custou R$ 200 mil — metade bancada pela Polícia Militar e a outra, pela Segurança Pública.
Ganhadores
Vencedora dos 10 quilômetros femininos, com 47 minutos e 58 segundos, a sargento da Polícia Militar Ana Maria dos Reis confessa que não esperava completar a prova em primeiro lugar “Estou me preparando para uma corrida de 60 quilômetros, em que o ritmo é diferente, mais devagar. Essa de hoje foi um bom treino. Fiquei satisfeita com o meu resultado”, destaca a militar.
No masculino, a vitória dos 10 quilômetros foi do pedreiro Robélio Ribeiro, de 30 anos. Ganhador também da corrida de Corpus Christi, na quinta-feira (26), ele revela a estratégia: “Meu plano era sair forte para ninguém mais me alcançar”. O primeiro colocado fechou o percurso em 34 minutos.
Nas categorias feminina e masculina dos 7 quilômetros, os primeiros lugares ficaram com Aline Kristina Barbosa e Silvestre Costa, respectivamente.
Os vencedores receberam o Troféu Cabo Renato, nome em memória do servidor da Polícia Militar que morreu enquanto atendia a uma ocorrência criminal, em fevereiro. Renato Fernandes tinha 37 anos — 13 dedicados à corporação. “É uma honra para a PM ser homenageada pelos serviços prestados à população. A corporação e o cabo Renato merecem”, afirma o comandante-geral, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira.
“O esporte é parceiro de todas as áreas: da saúde, da educação, da segurança. Por meio dele, sempre podemos integrar ações como essa”, diz a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar também deram suporte ao evento.
Maio Amarelo
A corrida abriu espaço para a conscientização no trânsito com a campanha Maio Amarelo. O Detran-DF distribuiu kits com adesivo, boné e chaveiro para os participantes. Fizeram parte da programação outras atividades, como jogo de perguntas e respostas sobre segurança no tráfego. Equipes dos Yellow Man(artistas vestidos e pintados de amarelo) e dos Amigos do Trânsito ajudaram na entrega dos kits e interagiram com o público.
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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