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Em até 12 vezes

Multas de trânsito poderão ser parceladas a partir desta quinta, 5 de maio

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A partir desta quinta-feira (5), o brasiliense poderá pagar em até 12 vezes multas de trânsito emitidas por órgãos do Distrito Federal — Departamento de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Militar. O valor mensal da dívida, que não poderá ser menor que R$ 140,15, sofrerá reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ao optar pelo parcelamento, o motorista abre mão de quaisquer recursos administrativos ou judiciais. Não poderão ser refinanciadas as penalidades inscritas na dívida ativa ou de veículos registrados em outras unidades da Federação.

O motorista interessado deverá assinar um termo de adesão e fazer o pagamento mensal via boleto bancário. A primeira parcela tem valor 5% maior, quantia que será recolhida ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito, em respeito ao artigo 320, da Lei nº 9.503, de 1997. A data de vencimento impressa no documento será de cinco dias corridos a partir da assinatura do termo. A segunda prestação será debitada 30 dias após a primeira e assim por diante. “Haverá um controle rígido na fiscalização do pagamento”, afirma o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice. Os condutores que não pagarem três parcelas consecutivas ou deixarem uma em aberto por mais de 90 dias perderão o direito ao benefício.

O diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, também chama atenção quanto ao rigor na cobrança do pagamento. “O objetivo é dar às pessoas que não estão com o carro em condições de circulação a oportunidade de regularizar suas multas, mas vamos cobrar o pagamento em dia, Caso contrário, o sistema vai acusar que houve atraso”, explica.

Onde fazer o pedido:

DER (sede)
SAM, Bloco C, Setores Complementares, Ed. Sede do DER
De segunda a sexta, das 7h às 18h30
Telefones: (61) 3111-5691 e 3111-5694

POSTOS DO DETRAN

Brazlândia
AE 1 Sul, Lotes 2/5
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone: (61) 3901-1074

Gama
Av. Contorno, Lote 3, Setor Norte
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefones: (61) 3901-1064 e 3901-1058

Paranoá
Quadra 4, Conjunto B, Lotes 3/4
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefones: (61) 3905-5756 e 3905-6650

Planaltina
Avenida Independência, Quadra 121, Loja 8
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone: (61) 3901-3559

Recanto das Emas
Avenida Recanto, Quadra 106, Lote 15
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone: (61) 3905-2038

Shopping Popular
Parque Ferroviário de Brasília
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefones: (61) 3905-5397 e 3905-5324

Sobradinho
Quadra 14, AE 29/30
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefones: (61) 3901-3552 e 3901-3551

Taguatinga
Setor de Indústrias Gráficas de Taguatinga, AE 2, Taguatinga Norte
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefones: (61) 3901-4241 e 3901-4235

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DF Mais Seguro

PMDF encerra 2024 com resultados expressivos na segurança pública

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Ao Vivo de Brasília
Segurança Pública DF
Foto/Imagem: André Feitosa/Ascom SSP-DF

Em 2024, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) consolidou seu compromisso com a segurança dos mais de 2,8 milhões de habitantes da capital. Com operações estratégicas, investimentos em infraestrutura e ações de capacitação, a corporação se destacou no combate ao crime e na proteção da sociedade.

Entre as principais ações, estão o Plano de Defesa das Cidades, as operações Força Total e Ad Sumus, os exercícios de resposta contra crimes violentos e ações específicas de combate ao crime organizado e domínio de cidades, fundamentais para enfrentar a violência e garantir a segurança do patrimônio e da população.

Durante o ano, a corporação esteve presente em 13.684 eventos, garantindo a proteção dos frequentadores. Carnaval, aniversário de Brasília, Enem, visita do presidente chinês Xi Jin Ping e o Concurso Público Nacional Unificado foram os destaques.

Além disso, houve a retirada de circulação de várias drogas, como maconha, cocaína, crack, Rohypnol e ecstasy, reforçando o combate ao tráfico de entorpecentes e ao crime organizado. Os dados gerais demonstram uma atuação consistente da corporação. No combate à violência doméstica, o Provid  realizou 19.746 visitas ao longo do ano, reforçando a proteção e o apoio às vítimas em situação de vulnerabilidade.

Reforço na estrutura

Na mesma vertente, destaca-se o Copom Mulher, expansão do projeto Busca Ativa em que, a cada turno, dez policiais mulheres da PMDF ficam à disposição para atender as vítimas. O programa já atendeu 2.300 mulheres.

No que diz respeito à estrutura, a PMDF entregou o 14º BPM e iniciou obras importantes, como o Centro de Capacitação Física (CCF), o Centro de Atendimento Odontológico (CAO) e a construção do Centro de Atendimento Psicológico e Social (Caps). Foram adquiridos 162 novos veículos – 85 GM Trailblazer e 77 Mitsubishi L200 -, além de equipamentos como coletes balísticos, pistolas e sistemas de raio-X portátil para as operações antibombas. A saúde e valorização do efetivo também tiveram atenção especial.

Atendimento

Parcerias com o Sesc e a Secretaria de Saúde (SES-DF) possibilitaram mais de 11 mil atendimentos psicológicos e quase 4 mil atendimentos psiquiátricos na rede credenciada. O Programa de Valorização da Vida (PVV), aliado a campanhas institucionais, fortaleceu o apoio à saúde mental e ao bem-estar da tropa.

O Centro de Treinamento e Especialização (CTEsp) ofereceu cursos e atualizações profissionais que beneficiaram milhares de policiais e integrantes de outras instituições. As capacitações, que incluem pilotagem policial e defesa pessoal, garantiram maior preparação técnica e operativa ao efetivo.

Com o ingresso de 1.300 policiais em 2024, o efetivo atual está em 10.987 – número que, para o próximo ano, será aumentado com a formação de mais de 1.200 novos policiais. A atuação da PMDF contribuiu para que o Atlas da Violência 2024 situe Brasília a segunda capital mais segura do país.

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Desenvolvimento Social

GDF intensifica o combate à fome e à pobreza em 2024

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Ao Vivo de Brasília
Cartão Prato Cheio
Foto/Imagem: Renato Raphael/Sedes-DF

O ano de 2024 foi um marco no combate à fome no Distrito Federal. A política de segurança alimentar e nutricional foi reforçada com a inauguração de mais dois restaurantes comunitários, em Samambaia Expansão e no Varjão, e ampliação das refeições em mais cinco unidades: Itapoã, Sobradinho, Paranoá, Brazlândia e São Sebastião. Foram mais de 13 milhões de refeições somente neste ano.

“A gente não pode esquecer que só o almoço já chegou a custar R$ 3 em outras gestões. Hoje, a maioria dos nossos restaurantes oferece as três principais refeições do dia por R$ 2”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Além dos restaurantes comunitários, o Governo do Distrito Federal (GDF) consolidou o Cartão Prato Cheio como o maior programa de segurança alimentar e nutricional do país. Só em 2024, mais de 217 mil famílias foram beneficiadas.

“Essas ações confirmam que o GDF expandiu o acesso à alimentação regular e de qualidade, gerando bons resultados. De 2018 a 2023, houve um crescimento de 9,2% no índice de segurança alimentar, segundo a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) e a Pnad-Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua)”, destaca a gestora.

Para reduzir a pobreza no DF, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) ampliou sua rede de atendimento. Em 2024, a pasta inaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itapoã Parque; um novo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon), em São Sebastião; e os centros especializados de Referência de Assistência Social (Creas) Recanto das Emas e Migrantes, pioneiro no país no atendimento às pessoas que buscam oportunidade na capital da República.

Este ano também foi importante para o protagonismo no Plano Distrital para a População de Rua. Entre as ações de êxito, a oferta de todas as refeições gratuitas nos restaurantes comunitários, os abrigos contra o frio, além do edital com até duas mil vagas de acolhimento, com a modalidade inédita de pernoite.

O suporte às famílias nas calamidades também foi prioridade na agenda da secretaria em 2024, levando atendimento às vítimas atingidas pelas enchentes na Vila Cauhy, no Sol Nascente, além de enviar servidores como apoio na tragédia do Rio Grande do Sul.

“O servidor é o maior legado dessa gestão, precisamos cuidar bem de quem cuida da população”, afirma a secretária ao detalhar as ações da Sedes em 2024. A secretaria atendeu pleito antigo da categoria: a reestruturação da carreira, criando gratificação e novos padrões de progressão. Além disso, mais de 45 unidades socioassistenciais foram renovadas com manutenções prediais e os servidores passaram a contar também com o Sedes Colab, um moderno espaço com salas variadas, além de auditório.

“Para 2025, teremos novo concurso público. A preparação do certame está em andamento, com comissão já formada”, finaliza Ana Paula Marra.

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