Curta nossa página

Só para convidados

50º Festival de Brasília é aberto com homenagem a cineastas

Publicado

Foto/Imagem:


Amanda Mortimon

A maratona do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começou na noite desta sexta-feira (15), no Cine Brasília (106/107 Sul). A cerimônia — exclusiva para convidados — foi conduzida pelos atores Juliano Cazarré e Dira Paes.

Logo de início, o ator Matheus Nachtergaele surpreendeu a plateia. Ele passeou pelas poltronas, antes de subir ao palco, declamando texto em que celebrou a importância do festival e de Brasília para o audiovisual nacional.

“Cinquenta anos de cinema que explica, recria, inventa, contesta e amplia essa ilha que é Brasília”, discursou na performance.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, deu as boas-vindas aos presentes na abertura. Ele parabenizou a equipe envolvida na organização e levou a boa notícia ao público: “Hoje à tarde, o governador reuniu todo o setor de audiovisual e anunciou um Parque Audiovisual de Brasília, em uma área nobre da cidade [Setor de Clubes Esportivos Sul]”.

Em seguida, foram homenageados três diretores: Marcio Curi, Manfredo Caldas e Geraldo Moraes, que fizeram história na cinematografia local e morreram recentemente.

O público pôde apreciar curtas-metragens em reverência aos cineastas: Um cineasta no coração do Brasil, tributo a Geraldo Moraes dirigido pelo próprio filho, Bruno Torres; O Comandante, dedicado a Manfredo Caldas; e Quando Marcio virou estrela, de André Luís Oliveira, em deferência a Marcio Curi.

Mas a maior homenagem da noite, com a medalha Paulo Emílio Salles Gomes, foi prestada a Nelson Pereira dos Santos. A condecoração está na segunda edição e foi entregue pelo crítico Jean Claude Bernardet, que a ganhou em 2016, e pelo cineasta Vladimir Carvalho.

O nome dado à honraria vem do crítico Paulo Emílio Salles Gomes, um dos fundadores do Festival de Brasília. O homenageado paulistano não pôde comparecer. Receberam a honraria o filho e a neta dele, Diogo e Milla Dahl.

Um recado de Nelson foi lido no palco. Após dizer o quão honrado se sente, falou sobre o amigo que dá nome à medalha: “Companheiro daqueles tempos, em que criamos o curso de cinema da UnB [Universidade de Brasília]”.

Depois da entrega da medalha, foi exibido o curta Nelson Filma (RJ, 1971, 11 min, livre), filme de Luiz Carlos Lacerda que celebra a obra de Nelson.

Após as homenagens, o curta Festejo muito pessoal(SP, 2016, 8 min, livre), com direção de Carlos Adriano, abriu a sessão do primeiro dia do festival.

A noite fechou com a projeção do longa Não devore meu coração! (RJ, 2017, 108 min, 14 anos), dirigido por Felipe Bragança.

Antes da exibição em Brasília, o filme concorreu ao Urso de Cristal, em Berlim, e ao prêmio do grande júri no festival de Sundance, nos Estados Unidos.

O filme narra um caso de amor entre um menino brasileiro e uma menina indígena paraguaia, às margens do Rio Apa, na fronteira dos dois países. A ficção é inspirada em contos de Joca Reiners Terron, que tratam da Guerra do Paraguai.

No elenco, Cauã Reymond, Eduardo Macedo e Adeli Benitez. Os três estiveram entre os presentes na cerimônia de abertura. “Minha primeira vez em Brasília. Me sinto super prestigiado. É uma honra abrir um festival tão importante”, comemorou Cauã.

Antes do evento, o diretor Felipe Bragança também conversou com a imprensa. Ele revelou estar emocionado com o convite para a estreia brasileira do filme no festival e contou sobre o processo de filmagem. “A protagonista, adolescente de 13 anos, encontrei na rua, e ela disse que só toparia fazer um teste se eu contasse a história, o roteiro lá na hora”.

Mostra competitiva começa no sábado (16)

Amanhã (16), o Cine Brasília seguirá com a programação do Festival de Brasília, que se desenrola até 24 de setembro. Entre as atrações, será dado início à mostra competitiva.

Nove longas-metragens e 12 curtas concorrem ao Troféu Candango e a R$ 340 mil em cachês de seleção. Selecionados entre 170 títulos, os candidatos ao Troféu Candango na categoria de longa-metragem vêm de nove unidades federativas: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Segurança Pública

Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PMDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.

CONTINUAR LENDO

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense