Brasil
15 de dezembro: conheça a história da data do Dia do Arquiteto e Urbanista
Desde 2018, o Dia do Arquiteto e Urbanista é comemorado oficialmente no dia 15 de dezembro. A data passou a fazer parte do calendário nacional após sanção da Lei 13.627/2018 e homenageia o arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, nascido no mesmo dia, em 1907. Além disso, 15 de dezembro é o dia da fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), que realiza a fiscalização e regulação da profissão no país.
Com mais de 600 projetos pelo mundo e responsável pelos principais edifícios públicos de Brasília, Niemeyer é considerado referência quando se fala em arquitetura moderna. Pode-se destacar que seu estilo é marcado por sua preferência pelas curvas, já que a maioria dos edifícios assinados por ele criam formas curvilíneas no concreto.
No Brasil, ele também desenvolveu a arquitetura do Copan e de espaços do Parque do Ibirapuera, em São Paulo; do Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, e do Museu de Arte Contemporânea, em Niterói.
Já no exterior, um de seus trabalhos mais conhecidos é a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. É importante mencionar que esse projeto foi assinado por diversos arquitetos de diferentes países, mas que o desenho final foi baseado nas propostas de Oscar Niemeyer e do franco-suíço Le Corbusier.
A carreira relevante foi premiada em 1988 com o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. A sua morte, em 5 de dezembro de 2012, certamente não apagou a importância histórica e influência do legado do mais conhecido arquiteto brasileiro.