#BoraVencer Profissionalizante abre inscrições para novos cursos

O programa #BoraVencer está com inscrições abertas, até 13 de janeiro, para cursos da modalidade profissionalizante. São mil vagas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno em três polos: Ceilândia, Estrutural e Setor Comercial Sul. Podem participar jovens de 15 a 29 anos de todo o DF.

Na Estrutural, são 200 vagas para os cursos de assistente administrativo; artesanato de acessórios; maquiagem e designer de sobrancelhas; mecânica; robótica; e técnico e manutenção de equipamentos de informática. As aulas ocorrerão no Centro de Juventude (Área Especial nº 8, Praça Central).

Em Ceilândia, os estudantes poderão se inscrever para 400 oportunidades nos cursos de atendente de consultório médico e dentário; assistente administrativo; maquiagem e designer de sobrancelhas; programador de aplicativos Android; mecânico de automóveis; robótica; e webdesigner. O centro de juventude da localidade fica na QNN 13, Área Especial, Módulo B.

No Plano Piloto, são 400 vagas para todos os cursos oferecidos nas outras duas regiões administrativas. Segundo a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, será possível se inscrever para duas opções de curso. “Se não tiver vaga suficiente na primeira, o aluno fica, automaticamente, com a segunda”, explica.

No caso de grande demanda, os critérios preferenciais são menor renda per capita familiar, estar desempregado, ser egresso ou estar em atendimento no sistema socioeducativo e ordem de inscrição.

As aulas começam em 30 de janeiro e vão até 1º de abril, com quatro horas diárias. Os estudantes recebem uniforme, apostilas, cadernos e canetas.

O programa #BoraVencer

Atendendo a uma demanda da Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Políticas para as Crianças, Adolescentes e Juventude promove o #BoraVencer desde o primeiro semestre de 2016. Ao longo do ano, 16 mil jovens foram atendidos.

As oito aulas seguiram os eixos temáticos do Enem: ciências humanas; matemática; ciências naturais; linguagens e códigos e redação. Em 30 de outubro, uma semana antes do exame, a secretaria promoveu o #BoraVencer Dicas, uma tarde para descontrair os alunos, com palestras motivacionais, música e dicas finais.

No segundo semestre, além do #BoraVencer Enem, foi lançado o #BoraVencer Intensivão, exclusivo para alunos da rede pública — regular ou educação de jovens e adultos (EJA) — e bolsistas integrais da rede privada, inscritos no Enem 2016. As aulas foram ministradas de segunda a sábado, entre 5 de setembro e 4 de novembro.

Em dezembro, foi lançado o #BoraVencer Profissionalizante, que vai formar 600 jovens em um curso de auxiliar administrativo. Além de preparar para o mercado de trabalho, as aulas auxiliam os candidatos ao concurso da Secretaria da Educação. Em 18 de junho, a primeira edição do #BoraVencer Concursos também teve foco na prova da Educação.

Inscrições para o #BoraVencer Profissionalizante

Até as 23h59 de 13 de janeiro, pelo site da Secretaria de Políticas para as Crianças, Adolescentes e Juventude. Aulas de 30 de janeiro a 1º de abril.