Curta nossa página

ENV Media

Estudo mostra perfil do apostador brasileiro; futebol é quase unanimidade

Publicado

Estudo mostra perfil do apostador brasileiro
Foto/Imagem: Freepik


O apostador brasileiro olha primeiro para o futebol, mas já se arrisca com frequência em outros esportes. A observação é de estudo divulgado pela ENV Media, que procurou saber o perfil de quem mais participa dos jogos nas plataformas online atualmente.

A pesquisa, realizada com mais de 600 usuários da casa de apostas KTO, colocou em números o que era só uma impressão. Em geral, os entrevistados apostam em cerca de três esportes diferentes, ainda que o futebol domine completamente o cenário: foi a primeira escolha para 94% deles.

O levantamento também mediu o conhecimento dos usuários sobre as apostas esportivas. Os resultados apontam boa compreensão dos conceitos básicos, como apostas simples (97%), apostas ao vivo (82%) ou apostas acumuladas (70%). O mesmo é válido para os mercados utilizados, com destaque para o resultado da partida (71%) e ambas marcam (49%).

Perfil apostador brasileiro

ENV Media/Divulgação

Porém, existem lacunas nesse aprendizado. Um exemplo são as apostas de handicap, um tipo mais avançado de palpite. Enquanto 25% afirmaram se arriscar nesta opção, 26% assumiram não conhecer este tipo de aposta. Os bet builders também eram novidade para 16% dos entrevistados.

Outros dados levantados foram a frequência e os valores com que os usuários apostam. Metade afirmou jogar semanalmente, enquanto 21% o faz todos os dias. Quatro em cada cinco jogadores brasileiros gastam até R$ 100 por semana, sendo que 54% investem no máximo R$ 50.

O principal motivo para apostar foi o potencial ganho financeiro, resposta de 59% dos participantes do estudo. As pessoas mais próximas são a maior influência para quem começa. Aos pesquisadores, 56% afirmaram aprender a apostar com amigos ou familiares.

Isto evidencia o desafio que plataformas e autoridades terão para mostrar que o jogo online é uma opção de lazer, não investimento. Em outro relatório divulgado recentemente, a consultoria PwC Strategy& Brasil mostrou que já há um redirecionamento dos gastos com diversão e até poupança, para as apostas esportivas.

Sem surpresa, as competições brasileiras lideraram a lista de campeonatos mais apostados. O Brasileirão foi a opção número um, com 91% dos apostadores, à frente da Copa do Brasil (74%) e da Série B (54%).

Os campeonatos europeus apareceram bem, com a Série A italiana sendo a mais citada (66%). Muito badalada, e recheada com os craques da Seleção Brasileira, a Premier League apareceu apenas em terceiro lugar (44%), pouco atrás de La Liga (48%).

Atualizado em 24/09/2024 – 22:11.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana